O que as benzedeiras falam?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A benzedeira deve pegar uma agulha e passar uma linha branca por ela. Enquanto for rezando, deve simular, na parte dolorida, que está costurando, sem encostar no doente. E dizer: "o que cozo?

Geralmente, as benzedeiras apelam para santos católicos que, segundo elas, também curam pela intercessão divina: Santa Luzia, Santa Iria, São Sebastião, São Brás, São Bento, Santo Antônio e muitos outros.

São os benzedores e as benzedeiras, pessoas portadoras de um poder especial, capazes de controlar as forças desencadeadoras de desequilíbrios físicos, emocionais e espirituais. Por meio de benzimentos, garantem o funcionamento da normalidade desejada, rompendo-se com o desequilíbrio ameaçador da existência.

— Ela não cobra nada, às vezes a gente leva uma agrado, uma compota de doce ou um melado, mas não se deve pagar e nem agradecer pela benzedura — afirma Oliveira.

O ritual de benzeção realizado tanto na Umbanda, quanto pelas benzedeiras e benzedores, traz a cura como o realinhamento entre o espírito e o corpo físico, desse modo, como se fundamenta o conceito de saúde-doença, para os rituais do benzimento?

Benzer à noite não é bom, não é uma linha boa. Pode ser perigoso”, alerta.

Rezadeiras e benzedeiras são denominações distintas para designar quase o mesmo ofício. Porém, segundo o livro Rezas, benzeduras e simpatias, a diferença é que benzedeiras são em geral mulheres, sendo mais solicitadas para prestação de serviços e muitas vezes são as únicas parteiras do lugar.

[Figurado] Ficar admirado.

As rezadeiras ou benzedeiras são consideradas como uma figura cultural familiar e religiosa, voltada para solucionar problemas cotidianos, e elas veem o seu ofício como um dom, no qual Deus é o responsável por curar, e elas, instrumentos intermediários para que a cura se revele (OLIVEIRA, 2018 Apud ALEXANDRE 2006).

Quem for benzer deve fazer o sinal da cruz sobre o doente utilizando um ramo verde. Em seguida deve rezar um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e a seguinte prece: "Pai eterno, senhor misericordioso e justo. Pela encarnação, nascimento, vida, paixão, morte, ressurreição e ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pedra nos rins, quebranto, mau-olhado, proteção, cura de chagas, nervo torcido, abertura de caminhos e toda sorte de mazelas e desejos podem ser contemplados pelo benzimento. E o arsenal das benzedeiras é tão vasto quanto sua capacidade de se doar.

O benzimento não pode ser cobrado, mas muitos em forma de agradecimento doam um quilo de alimento não perecível.

Mas o benzimento a distância funciona mesmo? Segundo ela, é necessário apenas que seja criada uma lembrança sobre o benzido por meio de uma fotografia, uma peça de roupa ou uma palavra ao telefone.

Com um raminho de arruda, faça o sinal da cruz na testa do bebê rezando a seguinte oração: "Nossa Senhora dos Montes, com seu bento filho nos braços pensando que ele morria de quebrante e olhado. Com dois te botaram, com três eu tiro, com o poder de Deus e da Virgem Maria.