O que as abelhas tomam?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Basicamente, néctar e mel, como fonte de carboidratos, e pólen, como fonte de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, além de beberem água. Nas abelhas melíferas, a rainha é alimentada com geleia real.

A comida de abelha mais popular é o xarope de açúcar. Os apicultores nunca usam açúcar mascavo ou açúcar com aditivos, pois eles podem causar disenteria. O xarope de açúcar fino na proporção de 1/1 (1 parte de açúcar granulado e 1 parte de água) é o melhor para estimular a criação das ninhadas.

A própolis é um produto elaborado pelas abelhas a partir de substâncias resinosas coletadas em brotos, flores, folhas e cascas de plantas. A estas substâncias as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen para a elaboração do produto final.

Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem atacar.

Água limpa e disponível durante todo o ano, segundo a pesquisadora, também é essencial para o bom desempenho das colônias. “As abelhas precisam de água para o seu metabolismo e para regular a temperatura dentro da colmeia, especialmente em regiões de clima quente”, diz a especialista.

As abelhas preferem árvores de pequeno porte, como as da famíliaMyrtaceae: goiabeira, jabuticabeira, pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia, por exemplo.

Assim o mel é a principal fonte de energia das abelhas e o pólen serve como suplemento alimentar de minerais, vitaminas e proteínas.

Esses insetos podem ser atraídos por flores ou outras plantas aromáticas que você tenha no jardim ou dentro de casa. Às vezes, outras substâncias doces, como frutas, alimentos, caldo de cana, sucos e refrigerantes, também acabam atraindo a atenção das abelhas.

O caldo da cana-de-açúcar também pode ser utilizado como alimento para as abelhas (SOUZA, 2007). A deficiência de nutrientes prejudica a dieta das abelhas comprometendo o desenvolvimento, manutenção e reprodução das colônias, além de reduzir o tempo de vida destes insetos e favorecer o estresse.

Os benefícios do consumo diretamente dos favos de mel são vários. O coração agradece, com o aumento do fluxo sanguíneo e da promoção do colesterol bom, mas os favos podem também reforçar as defesas do seu corpo contra fungos e alguns tipos de bactérias causadoras de doenças.

- xarope de açúcar com mel: 2 partes de xarope de açúcar acrescida de 1 parte de mel, torna o alimento ainda mais estimulante de postura pela rainha. Fornecer 500 ml por colmeia a cada 2 dias, sempre descartando o excedente anterior.

Ele pode ser utilizado de diferentes formas, como por exemplo na água para fazer inalações com o vapor, no gargarejo, puro ou diluído em água e/ou chá. Também pode ser consumido através de shots matinais, combinado com substâncias antiinflamatórias e antioxidantes, como a cúrcuma e o gengibre.

O própolis é igual ao mel? Protagonistas de possíveis confusões, o mel e o própolis são produtos bastante diferentes. Enquanto o primeiro deriva do néctar das flores, o segundo é fruto das resinas de variados vegetais e plantas.

Para realizar a coleta, o apicultor faz a raspagem de todo o própolis da colmeia a cada 15 dias. Essa raspagem normalmente é feita na primavera, para evitar que a colônia fique desprotegida nas estações mais frias, e nas horas menos quentes do dia.

Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.

para as abelhas basta pensar nos pontos estratégicos onde colocar os vasos com plantas aromáticas por exemplo perto de janelas e portas ou em diferentes pontos de seu quintal ou varanda você. pode cultivar Gerânio cítrico citronela Alfazema manjericão hortelã e folha de louro entre.

Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc. Plantas aromáticas como a lavanda e a mirra também são ótimas opções.

A tendência é que as abelhas procurem a parte mais escura, que absorve a luz ultravioleta”, explica Camargo.

Por outro lado, quando chove, a abelha não sai da caixa e só come. Até o terceiro dia, os insetos se alimentam de geleia real, depois comem o próprio mel produzido.

O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.

Os mais comuns e com boa eficiência são açúcares cristal e VHP (menos processado), fubá de milho, proteína de soja e até mesmo o mel, entre outros. Os alimentos são fornecidos em misturas, em diferentes proporções e em formas distintas, podendo ser sólido, líquido ou pastoso, explica.