O que armazenar em tempo de guerra?

Perguntado por: dpimenta . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Lembre-se que, em alguns casos, é a maneira como o alimento é armazenado que o ajudará a ficar bom por mais tempo.

  • Aqui estão 22 alimentos para armazenamento a longo prazo. ...
  • 1 – Arroz Branco. ...
  • 2 – Feijão Seco. ...
  • 3 – Mel. ...
  • 4 – Manteiga de amendoim. ...
  • 5 – Leite em pó ...
  • 6 – Macarrão instantâneo. ...
  • 7 – Aveia em flocos.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

Armazenar em sacos com absorvedores de oxigênio (exceto para sal e açúcar) e mantê-los em um local fresco e seco, longe da luz direta do sol, ajudará drasticamente a manter esses alimentos durando muito tempo.

Baldes Plásticos para Armazenamento a Longo Prazo. Baldes plásticos podem ser usados para armazenar alimentos desidratados (umidade a cerca de 10% ou menos) e de baixo teor de óleo. Somente baldes de plástico específico para alimentos, com vedação nas tampas devem ser utilizados.

Dentre os locais considerados mais seguros, estão os bunkers de concreto ou os porões. Uma dica que Hazell dá é: fuja de edifícios com fachada de vidro. Esse tipo de construção, além de não ser um refúgio, pode se tornar uma arma, pois com a explosão os “fragmentos de vidro resultantes seria mortais”.

A Terceira Guerra Mundial teria ainda como consequência o aprofundamento de crises econômicas, sanitárias e de abastecimento, notadamente de alimentos, atingindo sobretudo as nações menos desenvolvidas economicamente.

O mel é muitas vezes considerado o único alimento que realmente dura para sempre, graças a sua química mágica e a obra de abelhas. O néctar das flores se mistura com enzimas dentro das abelhas que extraí-lo, o que muda a composição do néctar e divide-os em açúcares simples que são depositados em favos de mel.

  • Conheça 6 alimentos que não se estragam.
  • Açúcar e sal. O sabor não podia ser mais diferente, mas açúcar e sal têm algumas semelhanças, nomeadamente um teor de água quase nulo, o que dificulta o desenvolvimento de microrganismos. ...
  • Vinagre. ...
  • Arroz. ...
  • Feijões secos. ...
  • Bebidas espirituosas. ...
  • Café instantâneo.

Na maioria das vezes, o processo utilizado para deixar esses alimentos no ponto necessário é chamado de liofilização, em que a comida é congelada primeiro e depois desidratada, assim, fica boa para o consumo durante muitos anos. Há uma grande variedade de cardápios e preços.

A vida útil do arroz varia.
Segundo a Healthline, antes de cozinhado, o arroz branco pode durar até dois anos se mantido a temperatura ambiente, enquanto que o arroz integral dura cerca de seis meses. Congelar aumenta a sua vida útil. Já o arroz cozinhado deve ser refrigerado e conservado até cerca de quatro dias.

Mantenha sempre seus suprimentos em um local fresco, de preferência seco e escuro. Nunca guarde nada (especialmente latas) no chão de cimento. Essas serão mais propensas a ferrugem. Existem quatro fatores que contribuem para a duração de seus itens de armazenamento de alimentos: luz, temperatura, umidade e oxigênio.

Segundo a publicação de Aline Tavares para UOL, em 06 de março de 2018, este alimento pode ser congelado durante um período de 3 meses. No entanto, se estiver apenas na geladeira o tempo vai para 7 dias.

Pote de vidro
Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

Alimentos não-perecíveis são aqueles que podem ser guardados por períodos longos e trazem menores dificuldades à conservação, porque podem ficar à temperatura ambiente, como por exemplo: milho, macarrão, feijão, soja, arroz, café, fubá, açúcar, polvilho, farinha de trigo, cevada, farelo de trigo, leite em pó, óleo, ...

O ideal é estocar as carnes no freezer ou em câmaras de congelamento em uma temperatura de -18°C. Assim, a qualidade será mantida por cerca de 90 dias. Caso o armazenamento seja feito na geladeira, não se esqueça que uma carne fresca só dura cerca de 2 a 3 dias entre 0°C e 8°C.

Nessas condições, a dica é substituir a geladeira pela compra de um frigobar preto ou de inox.