O que aquece mais manta ou cobertor?

Perguntado por: emorgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

A manta costuma ser feita de lã ou seda e é uma peça pesada, muito boa para esquentar o corpo. Logo, uma excelente opção para quem vive em locais mais frios. O cobertor, em contrapartida, é recomendado para dias e locais de temperatura mais amena.

Uma coisa é certa: quanto maior a gramatura, mais macio, quentinho e suave ao toque o tecido será. Só para efeito de referência, cobertores de microfibra com gramatura acima de 280g são capazes de garantir noites maravilhosas de sono no inverno.

Os cobertores são bem quentes, mas menos que o edredom, viu? Isso porque eles não têm uma grande quantidade de manta no forro e são mais finos. Eles costumam ser felpudos e feitos em acrílico, algodão e poliéster.

Podemos destacar a eficiência da manta no isolamento térmico, proteção contra riscos, controle de temperatura; para empacotamento ou embalo de peças na indústria automobilística, metalúrgica, indústria moveleira, de cristais, vidros, cerâmica; na indústria de alimentos na proteção de frutas, entre outros fins.

Cobertores de microfibra
Seja para cama de solteiro ou cama de casal, um modelo de microfibra é o melhor cobertor para o frio para quem busca modelos baratos e eficientes, como o Castlerock Naturalle, que custa em média R$ 150, ou o cobertor Casal Manta Fleece, que é facilmente encontrado na casa dos 80/90 reais.

1. Coloque uma bolsa de água quente na cama

  1. Esquente um pouco de água;
  2. Despeje em uma bolsa térmica;
  3. Coloque-a na sua cama, embaixo do cobertor, por alguns minutos.

Para que o cobertor fosse capaz de nos aquecer, ele deveria ser uma fonte de energia térmica em potencial, no entanto, não é. A função do cobertor é evitar com que haja a troca de calor entre nós e o meio, agindo como um isolante térmico.

No entanto, inicialmente, usar um cobertor pode provocar a queda na temperatura. Isso porque, se a coberta está regulada com a temperatura ambiente — e esta está mais fria que o corpo do boneco —, há um choque de temperatura.

Optar por alimentos termogênicos, ou seja, aqueles que ajudam o corpo a produzir mais calor, como a canela, o gengibre, café, chocolate e o chá verde são uma excelente opção. Agrada ao paladar e aquece o corpo.

E pra se manter aquecido com o cobertor térmico é simples, basta abrir totalmente a manta e enrolar em volta do corpo.

Entre os tipos de tecido mais comuns para edredons, temos o algodão, sobre o qual já falamos, o linho, a seda e o percal — fio penteado de algodão. Estes são os mais recomendados, uma vez que permitem a transpiração do usuário com mais facilidade do que os tecidos sintéticos.

Tem edredom pra qualquer tamanho de cama, seja pra solteiro, casal, queen ou king size. E o bom é que, além de esquentar bastante, o edredom é uma opção linda pra arrumar a cama! É só esticar bem e deixar ali, prático pra hora de dormir. Já a manta é bem fininha e costuma ser usada como enfeite no sofá e na cama.

O edredom de microfibra é o tipo que mais esquenta e, por esse motivo, é indicado para os dias mais frios do ano. Isso acontece por trata-se de um tecido sintético feito com fios de poliéster e poliamida, dessa forma, eles se tornam menos respiráveis, garantindo maior isolamento térmico.

Conheça outros benefícios da manta térmica

  • Relaxa a musculatura.
  • alivia o stress.
  • Melhora a hidratação e a elasticidade da pele.
  • Ajuda na eliminação de toxinas.
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática.
  • Estimula e equilibra o metabolismo.

Geralmente, as mantas são antialérgicas e evitam irritações, quando estiver em contato com a pele, trazendo mais conforto e carinho para o seu bebê. Já o cobertor tem um tecido mais grossinho e serve para manter os bebês bem aquecidos na época do inverno, quando o frio é mais intenso.