O que aprendemos sobre o caráter de Moisés?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

O caráter dominante de Moisés no Pentateuco é a perseverança. As várias tradições apresentam-no como um homem que defende sozinho a oportunidade da ida do Egito para Canaã, arrastando a oposição de todos os componentes do grupo sob sua direção, alguns antes, outros depois.

Deus o chama para livrar o povo hebreu da escravidão egípcia e conduzi-los à terra prometida a Abraão: Canaã.

#1 Humildade
Na realidade, ele tinha muita facilidade em assumir suas limitações e reconhecer que precisava do Senhor para qualquer coisa. As escrituras afirmam, inclusive, que: “Moisés era um homem muito paciente e o mais humilde dos homens de sua época.” (Números 12:3 – King James Atualizada).

Como guia religioso, profeta e legislador, Moisés ocupa lugar de destaque tanto no cristianismo quanto no judaísmo. Considerado pela tradição o maior profeta hebreu, sua importância no judaísmo faz com que essa religião seja muitas vezes denominada "fé mosaica".

Moisés foi um grande líder que morreu enquanto levava o seu povo para a terra prometida de Canaã. Ainda hoje, os judeus creditam este herói bíblico com o título de Legislador de Israel. Para saber mais sobre o herói Moisés, leia os livros Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio na Bíblia.

A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã.

O Senhor chamou Moisés para tirar Israel do Egito. Moisés expressou preocupação por sua inadequação e incapacidade para libertar Israel. O Senhor assegurou a Moisés que Ele estaria com ele e lhe daria poder para livrar Israel.

Se Moisés tivesse deixado de cumprir corretamente o mandamento do Senhor e não tivesse sido punido, aquele povo de coração endurecido poderia ter uma desculpa para seus próprios pecados numa questão muito mais importante, dizendo que viram Moisés descumprir um mandamento do Senhor e não ser punido por isso.

Por meio do Profeta Moisés, o Senhor ordenou aos filhos de Israel que edificassem um tabernáculo que seria um santuário onde o Senhor poderia habitar entre Seu povo. Ele deu instruções detalhadas para a construção de cada item de mobília do tabernáculo (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Tabernáculo”).

80 anos de idade

Quando ele completou 40 anos de permanência naquele local, agora com 80 anos de idade, Deus o chamou e o designou a conduzir o povo hebreu para fora do Egito, conforme registrado em Êxodo 3 e Atos 7: “E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de ...

Os humildes são ensináveis, reconhecem como são dependentes de Deus e desejam submeter-se a Sua vontade. Os humildes são mansos e têm a capacidade de influenciar outros a serem humildes também. Deus promete aos humildes que Ele os conduzirá pela mão.

3 E era o homem Moisés muito amanso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. 4 E logo o Senhor disse a Moisés, e a Aarão, e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. 5 Então o Senhor desceu na coluna da nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou Aarão e Miriã, e ambos saíram.

Chifres. A estátua possui em sua cabeça o que são comumente aceitos como dois chifres. A representação de Moisés com chifres decorre da descrição do rosto de Moisés como "cornuto" na tradução Vulgata da passagem em que o profeta retorna ao povo após receber os mandamentos pela segunda vez.

Números 21:8–9—O Senhor manda Moisés fazer uma serpente de bronze para curar aqueles que olhassem para ela. 1 Néfi 17:40–42—Néfi lembra que o Senhor guiou os israelitas à terra prometida, mas que, por causa da dureza de coração dos israelitas, muitos morreram devido às picadas das serpentes.

Esta serpente de bronze era uma prefiguração de Nosso Senhor, que seria levantado na cruz para que todos os que o olharem com fé sejam curados de seus pecados e tenham a vida eterna.

Enquanto os israelitas viajavam no deserto, eles frequentemente se esqueciam do Senhor e reclamavam. O Senhor enviou serpentes para ajudá-los a se humilhar e lembrar Dele.

Três possibilidades se configuram a depender de como se considera a origem do nome de Moisés: 1) se acreditarmos na etimologia das escrituras, o nome Moisés tem suas raízes na língua hebraica, querendo dizer, como vimos, "aquele que foi retirado das águas".

Significado: Do hebraico Mosheh, que vem do elemento egípcio mesu (filho, servo). Outra versão sugere que venha do hebraico mashah, ou seja, “salvo das águas”. Segundo a passagem bíblica, o profeta Moisés foi abandonado no rio Nilo, ainda bebê, mas salvo pela filha do faraó.

Alguns hebreus pedem uma prova de que Moisés foi enviado por Deus. O homem, então, realiza três milagres e surpreende a todos.

Enquanto Moisés apascentava o rebanho nas montanhas, Deus lhe apareceu em uma sarça ardente. E Deus chamou Moisés. Este encontro é o início de seu relacionamento.

Josué, filho de Num, foi o sucessor do profeta Moisés na Bíblia.