O que aprendemos com Pedro andando sobre as águas?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Assim que Pedro saiu do barco, ele também pôde andar sobre as águas pelo poder de Cristo operando nele. No entanto, Mateus escreve que “quando Pedro viu o vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me!” (Mateus 14:30).

Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!' Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: 'Homem fraco na fé, por que duvidaste?' Assim que subiram no barco, o vento se acalmou.

Um dos discípulos que estava no barco, Pedro, respondeu a Jesus pedindo que se fosse ele mesmo, que ele pudesse andar com ele sobre as águas. Jesus concordou e disse que sim, que Pedro poderia junto a ele. Então Pedro desceu do barco, e andou sobre as águas para ir ter com Jesus.

Cada capítulo de 1 Pedro fala sobre provações ou sofrimento, e Pedro ensinou que suportar provações com paciência é uma qualidade “mais preciosa do que o ouro” e ajudaria os fiéis a ganhar “a salvação das almas” (1 Pedro 1:7, 9).

Quando Pedro negou o Senhor, a angústia, culpa e o remorso corroeram o coração dele; o olhar de Pedro encontrou o de Jesus e houve um grande impacto. Com o coração carcomido pela culpa ele encontrou o olhar do Senhor; e diz a Palavra que ele chorou abundantemente, arrependido.

Pedro ensinou que os líderes da Igreja deveriam servir voluntariamente e com amor em vez de com má vontade ou com o desejo de receber recompensa. Eles deveriam ser exemplos aos membros, em vez de “ter domínio” (versículo 3) sobre eles.

Alegraram-se então os discípulos. Estando para partir, o Senhor deu-lhes Sua bênção, dizendo: “Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”.

Enquanto Jesus faz isso, o barco dos discípulos segue adiante e um vento contrário vem agitá-lo, porque as ondas são fortes e o vento está contrário. Quantos ventos contrários estão agitando o nosso coração! Às vezes, está tudo calmo dentro de nós, está tudo bem, tudo tranquilo – “Como vai você?

São Pedro foi fiel à inspiração divina e, a despeito das impressões humanas, externou sua fé.

Jesus, porém, dormia. 25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria.

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

2 – No cristianismo, o barco ou mesmo a nave é um símbolo muito importante pois representa a Igreja de Cristo. Estamos navegando neste barco o barco de Jesus. 3 – O Mastro deste barco é simbolizado em uma forma de grande cruz par demonstrar que o senhorio do mundo e a segurança do barco é Cristo e sua Igreja.

Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

E cessou o vento, e fez-se grande bonança. 40 Então lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé? 41 Encheram-se de grande temor, e diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Todo o capítulo de 1 Pedro fala de provações ou sofrimento, e Pedro ensina que perseverar pacientemente durante as provações é “mais [precioso] do que o ouro” e que os crentes obterão “a salvação das [suas] almas” (1 Pedro 1:7, 9).

Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.

Uma das melhores maneiras de santificar o Dia do Senhor é dedicar tempo à adoração a Deus. Nos outros seis dias da semana, é fácil ficar envolvido em todas as nossas responsabilidades. Aos domingos, você pode reservar um tempo para voltar seus pensamentos e seu coração a Deus.

Essa pergunta é feita por Pedro, no evangelho de hoje, de Mateus 18,21-35. Jesus responde a Pedro e a todos nós: “não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete!”. Em seguida conta a parábola do administrador infiel que esbanjou os bens do patrão.

Significado de Amargamente
advérbio De modo amargo; em que há amargura ou pesar: chorou amargamente.