O que aprendemos com o profeta Habacuque?

Perguntado por: udias4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Tal como Jeremias e Joseph Smith, Habacuque fez perguntas sinceras e audaciosas a Deus que denotavam preocupação por seu povo e com os planos que o Senhor tinha para eles. Ao estudar o livro de Habacuque, os alunos vão aprender o valor de levarem suas preocupações e dúvidas ao Pai Celestial em sincera oração.

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.”

Contexto histórico
Foi contemporâneo de Jeremias, tendo possivelmente presenciado a desastrosa morte do rei Josias, passando o cruel reinado de Jeoaquim, exílio de Daniel, deportação do rei Joaquim, e eventualmente até tenha visto a destruição de Jerusalem, evento sobre o qual profetizou com 20 anos de antecedência.

E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé. Gálatas 3:11. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4.

“Ainda que a figueira não floresça…” – que declaração extraordinária! Nem todos os nossos sonhos vão se realizar; nem todos os nossos projetos darão certo; nem todos os nossos desejos serão satisfeitos.

Seu significado remete a tornar mais vivo, animado, desperto e forte. No contexto religioso, é quando o Espírito de Deus traz nova vida ao seu povo. Nesse sentido, é preciso também considerar o conceito de reforma, ou seja, mudança de vida, ânimo espiritual e vontade de ser instrumento de Deus.

Habacuque 2 Ouvir. Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que falará a mim, e o que eu responderei quando eu for argüido. Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.

Habacuque coloca sua fé completamente em Deus e confia que Ele vai guiá-lo e protegê-lo em todos os momentos. Este trecho de Habacuque nos ensina que podemos confiar em Deus mesmo em tempos difíceis. Nossa alegria não deve ser baseada em nossas circunstâncias, mas em nossa fé em Deus.

O capitulo de Habacuque 3 é uma forma de salmo. É um chamado profético que Habacuque conclama os justos a fortalecerem sua esperança no Senhor. Ele trás à memória sobre a meditação dos atos passados do Senhor. Ora para crise que seu povo vivia e alegra sobre a libertação vindoura.

A explicação é que a figueira não floresce como as demais árvores frutíferas, mangueiras e macieiras, por exemplo. As flores da figueira são invertidas. Isso quer dizer que essas flores se abrem dentro de um receptáculo em formato de pêra, que amadurece e se transforma no figo propriamente dito.

Oração do profeta Habacuque sobre Sigionote. Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. Deus veio de Temã, e do monte de Parã o Santo (Selá). A sua glória cobriu os céus, e a terra encheu-se do seu louvor.

Em resumo, Habacuque 2:1-3 nos ensina que Deus é um Deus de revelação e clareza, que trabalha de acordo com Seu tempo e Sua vontade, que cumpre Suas promessas e que é justo em todo Seu agir. Devemos confiar nEle e buscar viver de forma justa e reta diante dEle.

O profeta Habacuque ficou preocupado com a iniquidade que viu no meio do povo de Judá (ver Habacuque 1:2–4). O Senhor assegurou a ele que Suas promessas seriam cumpridas em Seu tempo (ver Habacuque 2:3).

Como também há diferença do viver com fé e viver pela fé, já que a está presente em todos os corações, seja do crédulo ou do incrédulo, mas não a que realiza milagres, porque existe a natural (aquela que nasce conosco) e a sobrenatural (aquela que é desenvolvida em nós).

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

O termo vide está geralmente relacionado com a planta cujo fruto é a uva, também chamada de videira.

A Azeitona é o fruto da oliveira, mundialmente utilizado na culinária como ingredientes para diversos pratos.