O que aprendemos com Lucas 7?

Perguntado por: uaraujo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 20 votos

Jesus cura o servo do centurião — Jesus levanta da morte o filho da viúva de Naim — Ele louva João Batista como mais do que um profeta — Uma mulher unge os pés de Jesus, e Ele perdoa seus pecados.

É necessário desenvolvermos uma fé que nos leve a compreensão de que Cristo tem toda a autoridade no céus e na terra. Uma Palavra liberada de Jesus pode transformar o coração humano, mais do que mudar a situação.

Jesus jantou na casa de um fariseu chamado Simão. Uma mulher que Simão considerava “uma pecadora” entrou e “começou a regar [os pés do Salvador] com lágrimas”, enxugou-os com os cabelos “e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento” (Lucas 7:37–39).

Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.

11 E aconteceu, no dia seguinte, que Jesus ia a uma cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; 12 E quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um morto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.

É justamente quando nos sentimos esquecidos ou desprezados que devemos lembrar que Jesus foi ajudar a viúva exatamente em seu momento de maior necessidade, e Ele virá nos auxiliar também.

Uma pessoa que tem compaixão ao próximo é aquela que consegue compreender o estado emocional alheio e ter dó de sua condição, desejando que esta consiga superar ou aliviar o seu sofrimento.

Naim significa aconchego, tranqüilidade, calma, o que nos leva a crer que aquele era um bom lugar de se viver. Hoje a cidade de Naim fica situada na província Iraniana central de Esfahan, onde são produzido um dos mais finos e sofisticados tapetes do mundo. Naim fica a uma curta distância do Monte Tabor.

O centurião não teve vestígios de dúvida a respeito do poder que o Senhor tinha para curar seu servo. Ele creu sem duvidar. Ele teve fé. Que possamos aprender com essa história que devemos e podemos confiar em Deus e tudo acontecerá no tempo Dele.

O acesso à condição de centurião
Por outro lado, estes guerreiros tinham que cumprir certos pré-requisitos: tinham que saber ler e escrever; deviam ter no mínimo 30 anos, era necessário terem valor e coragem no campo de batalha e, logicamente, ser um cidadão romano.

Era o oficial responsável por comandar uma centúria, dando ordens que deveriam ser prontamente obedecidas pelos homens que liderava, inclusive na rápida execução de uma qualquer formação militar e, encarregava-se da disciplina e instrução da legião.

O vaso de alabastro - ou frasco de alabastro - era uma espécie de recipiente para armazenar óleos, essências e perfumes. Por armazenar um material de valor, os vasos de alabastro eram objetos bem elaborados para a época. Essa espécie de cerâmica antiga era selada para conservar as propriedades do perfume ou óleo.

1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.

E ensinou: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15; ver também versículos 21, 23). Afirmou que o cumprimento de Seus mandamentos exige que Seus seguidores deixem para trás o que Ele chamou de “o que entre os homens é elevado” (Lucas 16:15) e “a tradição dos homens” (Marcos 7:8; ver também versículo 13).

Lucas também traz múltiplos milagres e parábolas exclusivas (exemplo: A parábola do Bom Samaritano). Muitos detalhes dos últimos dias de Jesus somente podem ser encontrados em Mateus e Lucas. Por exemplo, Mateus é o único evangelho que declara que Jesus entrou em Jerusalém sobre dois animais (Mateus 21:2–7).

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

O Centurião, líder de pelo menos 100 homens, é um grande exemplo de amor ao próximo e humildade. Além disso, sua consciência de autoridade é formidável. Ele reconhece a autoridade divina de Jesus Cristo. Algo que deixa o Senhor maravilhado.

A fé do centurião de Cafarnaum é uma das passagens mais conhecidas do Evangelho (Lucas 7:1-10). O centurião enviou alguns líderes judeus ao encontro de Jesus, para lhe pedir que curasse o seu servo (Lucas 7:2-3).

O texto de Lc 7. 36-50 nos apresenta a face misericordiosa de Deus para com a mulher pecadora, possivelmente uma prostituta. É uma mulher considerada impura, sem nome e com o rótulo a pecadora. Esta mulher é uma das três principais personagens do texto em questão, ao lado de Jesus e Simão.

A viúva de Naim era uma senhora do tempo de Jesus que tinha perdido o seu único filho. A Bíblia não dá muitos detalhes sobre sua vida, seu nome, idade nem outros detalhes sobre sua família. Sabemos apenas que essa mulher já havia enfrentado a dura dor da perda do marido e, por fim, perdera também seu filho amado.