O que aprendemos com João 9?

Perguntado por: vjaques2 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

“Acreditem, e sua fé será constantemente revigorada, seu conhecimento da verdade ampliado e seu testemunho do Redentor, da Ressurreição e da Restauração 'será como uma fonte de água viva, vertendo para a vida eterna' (D&C 63:23; ver também João 4:14; Jeremias 2:13).

O sentido é que Cristo veio como luz no mundo, para que aqueles que estão na escuridão do pecado, da ignorância, e descrença, e que estão cientes dos mesmos, e desejam uma iluminação espiritual, assim como esse homem, possam ver o que eles são por natureza, que eles precisam dele, e da plenitude de sua graça, vida, ...

O que você acha que significa “para que se manifestem nele as obras de Deus”? (João 9:3.) Com os ensinamentos do Salvador nesses versículos, aprendemos que Deus pode usar nossas adversidades para manifestar Sua obra e Seu poder.

A cura do cego de nascença (Jo 9) revela-se como uma instigante narrativa que requer ser lida em seu contexto imediatamente anterior; ali encontramos uma discussão de Jesus com os judeus e que começa com esta afirmação: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8,12).

Quando Jesus cura, Ele cura por inteiro, não apenas o corpo, mas também a alma. No caso do cego de nascença (cf. Jo 9, 1-41), não quer somente abrir os olhos do cego e dar-lhe a luz material, mas, sobretudo, quer penetrar-lhe a alma e também daqueles que o assistem e mostrar-lhes outra luz, a luz da fé.

A pessoa que não consegue ser atraída por nada que é bom, tem cegueira espiritual. Quem se deixa levar pelos atrativos do mundo, da safadeza, de se sentir poderosa(o), sofre de cegueira espiritual”.

O Reservatório de Siloé ou Piscina de Siloé chamado em hebraico Selá (Enviado ou Remetente). É um marco situado na parte inferior da inclinação sul de Ofel, o local que fazia parte da antiga Jerusalém, a oeste do vale do Cédron e da antiga Cidade de Davi, agora ao sudeste (parte externa) das paredes da antiga cidade.

João tem visões relacionadas à abertura de cada um dos sete selos. Os que tiverem o selo de Deus na testa receberão a proteção de Deus nos últimos dias. João vê guerras, pragas e diversos outros acontecimentos dos últimos dias, que precederão a Segunda Vinda do Senhor.

8)Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Refletindo na palavra de Deus nós entendemos, que, não importam as circunstâncias que estejam acontecendo ao nosso redor, não podemos permitir que isso venha nos contaminar.

6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o acaminho, e a bverdade, e a vida. Ninguém vem ao cPai, senão dpor mim. 7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

9 Se aconfessarmos os nossos pecados, ele é fiel e bjusto para nos cperdoar os pecados e dpurificar-nos de toda a injustiça. 10 Se dissermos que anão pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Cura de um cego de nascença
Os discípulos perguntaram-lhe: «Mestre, quem foi que pecou para este homem ter nascido cego? Ele ou os pais9,2 Ver Ex 20,5.?» 3Jesus explicou: «Nem pecou ele nem os pais, mas é para que o poder de Deus se possa manifestar através dele.

Na semana anterior à Sua morte, Jesus voltou ao templo em Jerusalém mais uma vez e expulsou as pessoas que estavam comprando e vendendo coisas. Ele curou as pessoas que estavam sofrendo. Depois, foi ficar na casa de Lázaro, Maria e Marta.

Ananias tinha o sacerdócio e colocou as mãos sobre a cabeça de Saulo e o abençoou para que recuperasse a visão. Depois que foi curado, Saulo foi batizado e recebeu o dom do Espírito Santo.