O que aprendemos com João 3?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Jesus ensinou a ele que todas as pessoas precisam nascer de novo para entrar no reino de Deus. Posteriormente, João Batista explicou a seus discípulos que sua missão era preparar o caminho para Jesus Cristo.

1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. 2 Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele".

O Evangelho de João é ricamente doutrinário, sendo alguns dos principais temas a divindade de Jesus como o Filho de Deus, a Expiação de Cristo, a vida eterna, o Espírito Santo, a necessidade de nascer de novo, a importância do amor ao próximo e de acreditar no Salvador.

Jesus ensina Nicodemos que todos precisamos nascer da água e do Espírito para entrar no reino de Deus. Jesus ensina que Ele é o Filho Unigênito de Deus, enviado para salvar a humanidade; João 4:1–42.

Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. da parte de Deus.

Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não anascer da água e do bEspírito não pode entrar no reino de Deus, 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

João 7:38 Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.

Em João 3, Jesus ensina a Nicodemos, um fariseu e membro do conselho judaico, sobre a importância de nascer de novo. Ele enfatiza que ninguém pode entrar no reino de Deus sem nascer de novo, e que esse processo requer água e Espírito.

O Salvador ensinou em João 3:8 que podemos ver os efeitos do vento, mas não de onde vem nem para onde vai. Da mesma forma, nem sempre podemos entender quando começa o novo nascimento, nem como as mudanças dentro de nós estão sendo feitas.

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Ao dizer que “o verbo se fez carne e acampou entre nós”, João faz referência ao Deus que “acampou” no deserto junto a seu povo, na passagem da terra da escravidão para a terra da libertação (Cf.

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.

João

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).

Quem almeja alcançar o céu, precisa nascer de novo para uma nova vida com Cristo. Nicodemos perguntou a Jesus – Pode (o homem velho) voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Como pode suceder isto? Jesus explicou que se trata de um fato sobrenatural, ação de Deus.

Nicodemos era, pois, um homem bom, e, por esse motivo, desejava imensamente encontrar-se com Jesus, para conversar com o Mestre sobre assunto religioso, porque tivera notícias das pregações do Nazareno e das curas que ele fazia.

Nicodemos pertencia a um grupo de judeus chamado de fariseus. Ele era também um príncipe dos judeus. Muitos fariseus não acreditavam que Jesus Cristo tivesse sido enviado pelo Pai Celestial. Mas Nicodemos acreditava, por causa dos milagres que Jesus fazia.

Considerado como um espírito mau, é o causador dos processos erosivos das margens do rio, na linguagem local é ele que derruba os barrancos do rio, provoca os redemoinhos e as águas agitadas29. Essas performances ocorrem principalmente quando ele antipati- za com alguma pessoa.