O que aprendemos com Ezequiel 43?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Arrependimento pelos pecados: Ezequiel 43 nos lembra da importância do arrependimento pelos nossos pecados. Podemos orar para que o Espírito Santo nos convença dos nossos pecados e nos ajude a nos arrepender e buscar a santidade diária.

A visão do vale de ossos secos mostra que não há nenhuma situação que Deus não pode transformar. Nem mesmo a morte é mais poderosa que Deus!

Ezequiel 1, depois de uma breve introdução, descreve a visão de Ezequiel de Deus e Sua glória. Como a glória de Deus e o céu são coisas muito difíceis de serem descritas na linguagem dos mortais, os profetas freqüentemente utilizam termos simbólicos e imagens para descreverem o que viram.

O profeta Ezequiel recebe o chamado de Deus e se vê no Vale dos Ossos Secos. Então, Deus o ordena que os profetize: “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.

Estar no vale então significa que as verdadeiras possibilidades estão acontecendo em nossa volta. Viver um tempo no vale significa aprendizado, autoconhecimento e auto entendimento, é na realidade a forma que a vida nos oferece para sermos normais e frutíferos.

Um Profeta no Cativeiro
Ezequiel estava entre o grupo levado cativo para a Babilônia. Cerca de cinco anos depois, ele foi chamado para ser um profeta para os judeus no cativeiro. Ele tentou ajudar o povo a aprender com seus erros.

Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.

Na bíblia, nos livros de Ezequiel e Habacuque, os profetas do antigo testamento são chamados de "atalaias de Deus", pois eles seriam responsáveis por vigiar e alertar o povo sobre os perigos do pecado.

O vale dos ossos secos
37 1O poder do Senhor apoderou-se de mim e o seu espírito arrebatou-me e levou-me a um vale coberto de ossos. Levou-me à volta do vale, de maneira que pude ver que havia muitos ossos e que estavam muito secos.

Ele me perguntou: Filho do homem, acaso podem estes ossos reviver? Respondi: Senhor Jeová, tu sabes. Disse-me mais: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra de Jeová. Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego, e vivereis.

Prever, dizer antecipadamente o que há-de suceder. Origem etimológica:latim prophetizo, -are.

Ezequiel teve uma visão de uma grande batalha que precederá a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ele também teve uma visão do templo que será construído em Jerusalém nos últimos dias. Ele viu águas que saíam do templo e corriam pela região circunvizinha e misturavam-se às águas do Mar Morto, que então eram curadas.

Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

No sentido literal, podemos dizer que significa o mesmo que a expressão "os quatro pontos cardeais", cujo sentido é a plenitude do horizonte. No sentido simbólico, quando as Escrituras dizem "quatro ventos do céu", está-se referindo aos poderes governamentais.

O Senhor o colocou no meio de um vale de ossos secos e o fez andar ao redor deles. Estavam secos, sequíssimos. Isso significa que havia muito a vida já deixara aqueles corpos. E a pergunta do Senhor ao profeta foi: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?

Deus conhece a nossa estrutura e não nos provará além das nossas forças [1Co 10.13]. O vale é um lugar onde estamos a sós com Deus, mais quebrantados, contritos e sensíveis à Palavra de Deus. É no vale que Deus se revela e nos mostra quem somos, como estamos e trabalha em nós o que precisa ser trabalhado.

João 16:33.

  1. Segredos de como ter vitória ao passar pelo vale: 1- Seja rápido para se arrepender.
  2. 3- Cultive vínculos com pessoas cheias de fé. 3.1. Valorize a igreja local.
  3. 3.2. Faça uma decisão de ter amigos cheios de fé na sua igreja.
  4. 4- Comece a servir os outros ainda mais.
  5. 5- Persevere e libere uma fé agressiva.

Significado de Vale
substantivo masculino [Geografia] Depressão ou planície entre montes ou no sopé de um monte. Várzea ou planície à beira de um rio. Depressão alongada, mais ou menos larga, cavada por um rio ou geleira.