O que aprendemos com Ezequiel 33?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Ter um profeta é uma grande bênção, mas apenas se obedecermos a seus conselhos. Nesses últimos versículos de Ezequiel 33, o Senhor disse a Ezequiel que o povo falava como se amasse o profeta e estivesse ansioso para ouvi-lo falar, mas depois não obedeciam ao que o profeta lhes ensinava.

A visão do vale de ossos secos mostra que não há nenhuma situação que Deus não pode transformar. Nem mesmo a morte é mais poderosa que Deus! O vale de ossos secos é uma mensagem de esperança. Em uma visão, Deus levou o profeta Ezequiel para um vale cheio de ossos humanos.

Ezequiel profetiza sobre os julgamentos do Senhor para Jerusalém e explica por que a fome, a desolação, a guerra e as pestilências vão varrer a terra de Israel. Ezequiel 25–32 O Senhor ordena a Ezequiel que proclame a iniquidade das nações que cercam Israel e profetize sua destruição.

Ímpio (com acento) é também um adjetivo que significa herege, incrédulo, aquele que não tem fé. É também o indivíduo que possui valores contrários aos estabelecidos pelo senso comum. Ou ainda aquele que ofende a moral e a justiça. É uma pessoa que age com libertinagem, que abusa da liberdade.

Há quem pense que não existem mais profetas hoje. Porém, uma coisa é certa: Com certeza existem ATALAIAS. Portanto, se você é um atalaia, então você é um profeta!

Nos tempos bíblicos, os atalaias tinham a função de guardar uma cidade, uma aldeia, um acampamento ou mesmo um povo itinerante. Eles andavam pelas ruas da cidade como policiais, ou ficavam sobre os muros e torres das cidades fortificadas (2 Samuel 18:24; 2 Reis 9:17-20; Isaías 62:6; Cantares 3:3; 5:7).

Os profetas têm a solene responsabilidade de alertar-nos de perigos iminentes, e vão continuar a fazê-lo a despeito da opinião pública ou das tendências da sociedade.

Vigiar é estar em guarda, estar atento, sempre alerta; e esse conceito de vigilância e cautela espiritual sempre estará associado nas Escrituras com a ideia de oração contínua e perseverante. Os crentes não possuem recursos suficientes em si mesmos para estarem alertas diante dos perigos espirituais.

Estar no vale então significa que as verdadeiras possibilidades estão acontecendo em nossa volta. Viver um tempo no vale significa aprendizado, autoconhecimento e auto entendimento, é na realidade a forma que a vida nos oferece para sermos normais e frutíferos.

4 Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. 5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.

Ezequiel nos apresenta a descrição dos seres viventes com as seguintes palavras: rosto de um homem, rosto de um leão, rosto de boi e rosto de águia. Estudiosos acreditam que isso representa inteligência, poder, serviço e agilidade. Outros, entendem que é uma demonstração de quão elevada é a vida no Reino de Deus.

Esta eraa visão que Ezequiel tinha do povo israelita: morte, desespero e sentimento de derrota. Foi nesta situação que Deus convoca Ezequiel para profetizar e de forma estranha e metafórica: profetiza a ossos secos! Ou seja, profetize a esses que estão mortos há muito tempo.

Nada nos afetará, nem mesmo nosso pecado, obstinação e idolatria”. Mas o livro de Ezequiel mostra que Deus quer um relacionamento vivo e obediente à Sua Aliança. O povo estava iludido, mas o profeta tenta abrir os olhos deste povo.

O tema central é que o pecado de Israel e o julgamento posterior não só destruíram a nação, mas também envergonharam o nome de Deus. Como o Senhor é o Deus de Israel, a infidelidade do seu povo profanou o Seu nome perante outras nações.