O que aprendemos com Ester 1?

Perguntado por: lgouveia . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

Em Ester 1, podemos contemplar a soberania de Deus em ação. Embora o texto não diga, mas fica claro que o Senhor está criando uma situação de milagres para que Ester venha tornar-se rainha na Pérsia, e com isso salve os judeus dos malignos planos de Hamã.

O Livro de Ester Palavra-chave: “Providência” Autor desconhecido. Sugestões: Mordecai (9:20) ou Esdras.

Ela era amável. Todos que a conheciam ficavam com boa impressão dela (Ester 2:15). Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras.

Ester, nome original "Hadassa" que significa "murta" em hebraico, era um membro da grande comunidade judaica forçada a se mudar para a Pérsia, mas decidiu não voltar para Judá com Esdras. Durante o tempo de Ester, a terra de Judá foi considerada como um lugar selvagem e atrasado. Ester, em persa, significa "estrela".”

Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu. Ela era judia, foi criada por seu primo Mordecai na Pérsia, já que era órfã. Nessa época, a nação de Israel estava sob exílio no reino persa.

O jejum de Ester foi um jejum de três dias que Ester e todos os judeus da cidade de Susã realizaram. Ela fez esse jejum para se preparar para salvar seu povo. Ester corria risco de vida mas, se não fizesse nada, todo seu povo iria morrer.

Resposta. Foi quando ela teve que decidir entre ajudar seu povo ou apenas manter a sua segurança...

16 Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e ajejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.

Há indícios de que tenha sido escrito por algum judeu que conhecia Susã , o palácio real e os costumes persas. O Talmude atribui este livro aos homens da grande sinagoga, que seriam mestres anônimos que viveram no período que se passou entre os últimos profetas e os primeiros estudiosos rabínicos.

Confiar no controle de Deus
Aprenda a confiar em Deus sem questionamento. A acreditar que Ele te ama tanto que você pode descansar em Sua orientação perfeita e sabedoria para sua vida. Ester fez isso simplesmente, e foi mais do que bem para ela. Você pode confiar simplesmente e dar esse passo de fé!

Ela decidiu invocar um poder maior do que o poder do rei: ela decidiu pedir ajuda a Deus. Pediu às suas moças e aos judeus da terra que jejuassem com ela. Depois de três dias de jejum, ela foi até o rei e… …“alcançou ela graça aos seus olhos” (Ester 5:2).

Comunicativa, alegre, otimista e extrovertida, tem um temperamento falador e espirituoso o que granjeia a simpatia, o reconhecimento e o bom relacionamento social. Os pais devem incentivar o seu empreendedorismo, dando-lhe autonomia suficiente para se aventurar e realizar os seus sonhos.

Como vimos, Ester foi escolhida porque era a mais bela de todas as mulheres do reino. Seguramente, era uma mulher ornada de joias, sempre expressando beleza para servir e dar-se ao rei, o seu esposo.

Ester: Diga a Mardoqueu e aos judeus para jejuarem por mim durante três dias e três noites. Eu e minhas servas também jejuaremos. Eu irei ter com o rei e se perecer, pereci.

Resposta: Amor, Cuidado e Livramento demonstrado na vida do seguinte personagem: Ester. Hadassa foi por Deus levada ao trono. Deus viu nessa mulher os pré requisitos para liberar todo povo de um terrível decreto.

Ester, exemplo de coragem
Corajosa, arriscou sua vida para salvar seu povo do grande massacre. Ela foi criada por Mardoqueu, seu pai adotivo, com quem tinha uma relação de muita lealdade e gratidão e se tornou rainha ao casar com o rei Assuero.

Contexto histórico descrito no livro de Ester
O livro de Ester se concentra no período de reinado do rei Assuero, conhecido na história como Xerxes I (486-465 a.C.). O livro relata alguns momentos da vida do povo judeu exilado sob o domínio do Império Persa.

Significa estrela. Indica uma pessoa cativante, charmosa e sensual. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver seus problemas e também os da sua família.

A DURAÇÃO DE UM JEJUM BÍBLICO
1 dia: Levítico 16.19-31. 3 dias: Ester 4.16; Atos 9.9. 7 dias: 1Samuel 31.13; 2Samuel 12.15-18.