O que aprendemos com Atos 20?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 3 de abril de 2023
3.9 / 5 11 votos

Aprendemos, em Atos 20:24–27, que os verdadeiros servos do Senhor realizam seu dever com fé e, fazendo isso, sentem alegria. Marque esse princípio em suas escrituras ou em seu diário de estudo das escrituras. Pondere o que significa dar tudo de si ao servir a Deus. Como você pode aplicar esse princípio à sua vida?

"Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber'" (Atos 20:35).

Por que estudar esse livro? O livro Atos dos Apóstolos forma uma ponte entre o registro da vida de Jesus Cristo e os ensinamentos nos quatro evangelhos e os escritos e as obras de Seus apóstolos.

Atos 1. 12-26 – OS DISCÍPULOS PERSEVERAM UNÂNIMES NA ORAÇÃO (14,24) Perseverar é persistir! Jesus ensinou os discípulos sobre isso em Lucas 18: 1-8, na história da viúva e o juiz iníquo.

[Informal] Fazer inconfidências; ser indiscreto. Maledicente; insolente.

28 Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.

Paulo é acusado de sedição — Ele responde em defesa de sua vida e da doutrina — Ele ensina Félix sobre a retidão, a temperança e o juízo vindouro.

21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. 22 Mas, se o viver na carne traz fruto para a minha obra, não sei então o que deva escolher. 23 Porque de ambos os lados estou em aperto, tendo o desejo de partir, e de estar com Cristo, porque isso é ainda muito melhor.

Mais bem-aventurado é dar do que receber”, são palavras do Senhor Jesus, repetidas pelo apóstolo Paulo e ensinadas em toda a Escritura. Lembramos de que é Deus quem supre todas as nossas necessidades. Ele faz isso usando a nós mesmos como instrumentos preciosos para abençoar a quem Ele quer.

“O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos.” (Marcos 10,45)

20, assim diz o texto: “Não podemos deixar de falar daquilo que temos visto e ouvido”. Querido irmão, querida irmã. O livro dos Atos dos Apóstolos nos conta o início da Igreja de Cristo, todas as maravilhas e, também, desafios vividos por aqueles que pregavam e anunciavam a boa nova do Reino de Deus.

O livro de Atos dos Apóstolo narra a história da igreja primitiva, contando os fatos desde a ascenção de Cristo até o momento onde Paulo fica preso em Roma, pregando o evangelho. Além disso este livro mostra como o evangelho passou do povo judeu para os gentios, o que é fundamental no entendimento da fé cristã.

Introdução. À porta do templo, Pedro e João curaram um homem coxo de nascença.

São Lucas foi um dos quatro evangelistas. É o autor do terceiro evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos. Seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento. Seu dia é comemorado em 18 de outubro.

O Livro dos Atos traça os primeiros anos da história do Cristianismo desde a ascensão de Jesus, em Jerusalém, até a prisão de Paulo em Roma. É intenção de Lucas dar continuidade à história de Jesus através do testemunho e missão dos seus primeiros discípulos.

Trata-se, muito mais, da ação profunda do Espírito de Deus, acolhido nos corações: Ele cria “homens novos”. Poucos dias depois, o Espírito Santo haveria de descer sobre os discípulos reunidos com Maria, e eles, partindo da cidade santa de Jerusalém, difundiriam a mensagem de Jesus até “os confins da terra”.

Tudo para estar na sintonia com o Senhor, para poder servi-lo como Ele nos quer. Os apóstolos seguiram Jesus porque enxergaram nele algo mais. Algo que percebiam de valioso para suas vidas. Experimentavam, mesmo sem saber a princípio, a presença de Deus naquele homem.

O fogo do Pentecostes está sempre queimando nos discípulos
O fogo do Pentecostes queimava em cada um deles até o dia da morte. Mesmo nos nossos dias animais de presa estão rondando a igreja do Deus vivo, e de vez em quando você pode ouvir roncando e rugindo na periferia.

Quando o Espirito Santo veio sobre os discípulos, eles falaram no que chamamos de línguas estranhas (glóssais), mas que elas chegaram nos ouvidos dos que visitavam Jerusalém no idioma em que eles falavam naturalmente (dialekto).

Falar em línguas é definido como orar no Espírito, e devemos orar tanto para o Espírito (em línguas) como para a compreensão (na sua língua natural). (1 Coríntios 14:14-15). “Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.” (Judas 1:20).