O que aprendemos com as artes marciais?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Desenvolvem senso de disciplina. Você já deve saber que as artes marciais são baseadas em filosofias de vida. Além dos movimentos físicos e dos golpes para aplicar no oponente, é preciso aprender a dominar a sua mente. Por isso, você também fortalece o seu senso de disciplina.

A prática de artes marciais contribui para o condicionamento físico, como a flexibilidade, a respiração, a postura e a coordenação motora.

Não faltam argumentos para convencer alguém das virtudes da prática de artes marciais. Além do ganho físico, a arte marcial é um dos principais meios de inclusão social e ocupa um lugar de ferramenta de fortalecimento ético, moral e corporal voltada à formação de um cidadão melhor.

As 7 Virtudes das Artes Marciais

  • Compaixão, Benevolência. Compaixão tem muitas dimensões. ...
  • Polidez e Cortesia, Amabilidade. ...
  • Sinceridade, Veracidade total. ...
  • Justiça e Moralidade. ...
  • Coragem, Bravura heroica. ...
  • Honra.

Benefícios das artes marciais

  • Reduz o estresse;
  • Amplia a concentração;
  • Promove disciplina;
  • Ensina autocontrole;
  • Melhora a autoestima;
  • Controle sobre as emoções.

A importância da prática de lutas
E o motivo para isso está atrelado ao fato de que essa atividade pode permitir que você entre em forma, alcançando seus objetivos e necessidades, além de aliviar o estresse do dia a dia, já que as lutas focam no desenvolvimento mental, espiritual e na disciplina dos praticantes.

Filosofia das lutas
Toda luta tem sua tradição e Filosofia dentro de seu aprendizado, então é de grande importância uma reflexão sobre esse aspecto presente nela. As lutas são compostas de atitudes de respeito, até dentro de um combate onde os lutadores se cumprimentam ao terminarem.

Assim como o futebol, o vôlei e a ginástica, as artes marciais têm muito a ensinar: despertam a consciência sobre o próprio corpo; aprimoram as habilidades; melhoram a postura e o equilíbrio; aumentam a força, a agilidade, o reflexo e a capacidade de concentração. O desenvolvimento não é apenas físico.

Além de todos os benefícios para a mente e o corpo, as artes marciais oferecem também um grande aprendizado moral. Princípios como honra, coragem, solidariedade e justiça fazem parte dos ensinamentos, ajudando a formar o caráter dos praticantes, principalmente no caso de crianças e adolescentes.

De acordo com os resultados obtidos conclui-se que as artes marciais podem auxiliar na redução de comportamento agressivo em adolescentes nas aulas de Educação Física escolar, principalmente na prática de jogos, onde se observou a grande incidência de tais manifestações.

As artes marciais trabalhadas da forma correta estimulam o equilíbrio, a força e a coordenação motora. São capacidades físicas importantes para o aluno.

As lutas desenvolvem capacidades físicas importantes nos alunos, assim como as principais capacidades motoras essências para seu desenvolvimento saudável, como lateralidade, noção corporal, espacial e temporal, coordenação geral, flexibilidade e outros benefícios.

Algumas artes marciais podem ser praticadas para defesa pessoal, como é o caso do Muay Thai, karate, krav maga e kickboxing, por exemplo, já que ajudam a fortalecer os músculos, melhorando a força física. Essas artes marciais trabalham os músculos das pernas, glúteos e abdômen, sendo ideais para a defesa pessoal.

Associa-se também a fatores que mudaram a vida com a prática da modalidade e os valores passados, como melhora na disciplina, paciência, autocontrole e melhora do sono.

As Lutas e Artes Marciais proporcionam a jovens e crianças o desenvolvimento de habilidades sócio-culturais que ajudam a ampliar seus conhecimentos de mundo. Socialização, competitividade, disciplina, ética e respeito ao próximo são alguns dos valores tão bem trabalhados nesta categoria esportiva.