O que aprendemos com a luta de Jacó com o anjo?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

A “vitória” de Jacó sobre o Anjo do Senhor, mostrava mais a disposição de Deus em ser vencido, do que de vencer. Deus só se deixou vencer porque lutava com um Jacó cheio de defeitos, cheio de problemas, cheio de incapacidades. Deus se deixou vencer não porque Jacó era poderoso ou capaz de fazê-lo.

Jacó sabia que precisava deixar de ser conhecido como usurpador, como enganador, e precisava de uma transformação, e para tal, precisava transpor o vau de Jaboque, passar, deixar algumas coisas em sua vida. Passar significa também renunciar um prazer pecaminoso. Passar uma página da nossa vida, que ficará para trás.

O vau de Jaboque ficou conhecido na Bíblia principalmente por ter sido o local onde Jacó lutou e foi abençoado por Deus. Na atualidade o Rio Jaboque é chamado de Nahr Ez-Zarpa, que significa “rio azul”. Esse significado indica a tonalidade azulada de suas águas.

Seu arbítrio foi testado. Por meio dessa luta, Jacó revelou o que era mais importante para ele. Ele mostrou que estava disposto a permitir que Deus prevalecesse em sua vida. Em resposta, Deus mudou o nome de Jacó para Israel, que significa 'permita que Deus prevaleça'.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

Jacó leva o guisado feito por Rebeca até seu pai e muda sua voz. Isaque desconfia, mas acredita se tratar de Esaú e lhe dá a benção que seria do primogênito. Emocionado com a resposta do filho, Isaque volta a ficar confuso, mas segue adiante: "Maldito seja os que te amaldiçoarem, e bendito seja os que te abençoarem!"

Jacó, que enganou seu pai e seu irmão para adquirir a primogenitura e roubou a bênção que Isaque planejava dar a seu filho mais velho, permaneceu passivo em relação a Labão e o serviu fielmente. Jacó sabia que tinha sido enganado pelo sogro e, mesmo assim, não fez nada.

Gênesis 37 termina mostrando não apenas a tristeza de Jacó, mas também informando o paradeiro de José. Ele foi levado pelos midianitas ao Egito, onde foi vendido como escravo para servir na casa de Potifar, o comandante da guarda de Faraó.

Nesse sentido Gênesis 36 é particularmente importante, porque oferece uma base de conhecimento que serve de auxílio ao estudante da Bíblia na compreensão de eventos que ocorrem na sequência da história dos filhos de Israel no Antigo Testamento – sobretudo no que diz respeito aos conflitos envolvendo os israelitas e os ...

1 – Vale ou Vau de jaboque: Resposta: Jaboque é o lugar onde Jacó lutou com o Senhor. É onde ele fez sua rendição total a Deus.

O que é Jacó:
Jacó significado suplantador em hebraico, ou seja, aquele que segura pelo calcanhar, e em grego, significa "aquele que lutou com Deus".

24 Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. 25 E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. 26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.

Filho de Isaac e Rebeca, era neto de Abraão e irmão gêmeo de Esaú. Sua importância para o povo cristão e judeu se dá, pois, ao lado do pai e do avô, é visto como um dos patriarcas do povo israelense e um símbolo de confiança e fé em Deus.