O que aprendemos com a lei da semeadura?

Perguntado por: dcosta6 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Basicamente, essa lei diz que só colhemos o que plantamos. Tenho certeza de que você se lembra dela. Não é mesmo? Diz um ditado popular que quem planta vento colhe tempestade, o que nos permite concluir que temos liberdade para plantar o que desejarmos, mas certamente, colheremos do mesmo tipo de semente que semearmos.

A Lei da semeadura é um princípio geral que ensina que todos colhem aquilo que semeiam. A Bíblia não usa essa expressão, mas ensina essa verdade em diversas passagens e em diferentes analogias. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Texto: Salmos 126:6 – Colhemos o que plantamos, este é o significado da chamada Lei da Semeadura? O que nós plantamos vai voltar para nós e nos tornamos o que nós praticamos. – Gálatas 6:7 “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

Além disso, começar uma horta a partir das sementes possibilita uma alimentação mais saudável e uma conexão maior com os ciclos da terra, já que você acompanhará o crescimento das plantas em todas as suas fases!

substantivo feminino Ato ou efeito de semear, de lançar sementes na terra para germinar; semeação, sementeira: tempo da semeadura do trigo. Porção de cereais suficientes para semear um terreno. Terreno onde esses cereais são semeados. Etimologia (origem da palavra semeadura).

Lembrem-se: aquele que semeia pouco também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura também colherá fartamente. Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Não se deixem enganar: de Deus não se zomba.

Porque todos somos responsáveis pelo que está acontecendo, como todos nós somos responsáveis pelo que viemos plantando. Estamos colhendo o que plantamos. Alguns de nós semearam sementes de boa qualidade, outros, sementes de qualidade mal selecionadas, outros semearam pragas, mas todos plantamos no mesmo campo.

O que você tem semeado em seu lar? Que tipo de semente está dentro dos frutos de sua vida (amor, paciência, bondade… ou: irritação, ódio, ressentimento, mentira, orgulho…)? Semeie a semente do amor, do perdão, da compreensão, da misericórdia, da compaixão, da humildade, do desprendimento, da consagração etc.

O apóstolo Paulo mostrou este princípio mais completamente em Gálatas 6.7-10: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão” (Salmo 126:5) Você não pode ficar pensando para sempre, amigo leitor. Cedo ou tarde, terá de tomar suas decisões.

Podemos escolher o que plantar, mas somos obrigados a colher o que semeamos. Aquilo que o homem semear isso também colherá. Tudo o que semearmos certamente colheremos. "A semeadura é opcional, já colheita é certa".

Na parábola de Jesus, algumas sementes caíram à beira do caminho, no chão duro e sem umidade. A semente não penetrou na terra e, por isso, os passarinhos vieram e a comeram. Outras sementes caíram no terreno pedregoso. A semente até nasceu, mas por falta de umidade, mais tarde secou.

O Apóstolo Paulo ensinou o seguinte sobre a colheita de Deus: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.

O QUE VOCÊ TEM SEMEADO? Quando lançamos uma semente ao solo, juntamos a ela a esperança e a certeza de que ela vai germinar e uma planta nascerá. A planta, em sendo cultivada, produzirá frutos, novas sementes, sombra e proteção aos que vivem na face da terra.