O que anula o ímã?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Existe algum material ou modo de anular um campo magnético de um ímã? Não é possível anular um campo magnético (ou um campo elétrico). Entretanto é possível providenciar que um determinando campo magnético (ou elétrico) se superponha a outro de tal forma que a soma dos dois seja nula.

Em razão desse comportamento, esse tipo de material não é atraído por imãs. São exemplos: mercúrio, ouro, bismuto, chumbo, prata etc.

Que materiais posso usar para bloquear/proteger campos magnéticos? R: Os campos magnéticos não podem ser bloqueados, só redirecionadso. Os únicos materiais que redirecionam os campos magnéticos são materiais que são atraídos por ferromagnéticos (imãs), tais como ferro, aço (que contém ferro), cobalto e níquel.

Uma blindagem magnética eficiente para campos magnéticos de um ímã se constitui em uma gaiola de material ferromagnético. Muitos equipamentos que devem ser protegidos de campo magnéticos externos estão encerrados em uma cápsula de material ferromagnético.

Não é possível partir um ímã em duas partes para separar o polo norte do polo sul. Serrando-se um imã transversalmente, obtêm-se dois novos imãs completos, isto é, surgem na secção de corte polos contrários aos das respectivas extremidades. Quando partimos ao meio um ímã em barra, obtemos dois novos ímãs.

As teorias atuais indicam que o campo magnético é gerado, ao menos em grande parte, por um oceano de ferro líquido superaquecido e em turbilhão que compõe o núcleo externo da Terra, a cerca de 3000 km abaixo dos nossos pés.

O ferro e outros metais de transição possuem invólucros de elétrons parcialmente preenchidos; portanto, alguns desses elementos e seus compostos são magnéticos. Nos átomos dos elementos magnéticos, quase todos os dipolos se alinham abaixo de uma temperatura especial chamada ponto Curie.

O teste do ímã
Ele é possível pois o ouro é um metal não-magnético, ou seja, não é atraído por ímãs. Por isso, ao aproximar o ímã de uma peça, você deve notar se há algum tipo de atração entre eles. Caso isso ocorra, infelizmente, sua joia não é feita de ouro, ou leva outros metais (magnéticos) na composição.

O imã adere no inox Ferrítico pois são magnéticos (contém apenas cromo na sua composição), Já no inox austenítico ele não adere (exceto após alterações de conformação mecânica), pois os austeníticos contém cromo e níquel em sua composição.

Então, joga mercúrio líquido, que atrai o ouro pulverizado na lama e forma com ele uma liga visível. Mas se houver também outros metais nobres, como o paládio ou a platina, o mercúrio também vai atraí-los.

> Como o imã é um metal, evite molhar as peças.

A blindagem magnética consiste em reduzir o campo magnético de determinado objeto, isso porque produz um campo eletrostático oposto ao já existente, permitindo que a redução desse campo magnético a quase nulo.

Se você deseja bloquear as ondas de rádio do seu vizinho de cima, basta colocar papel de parede no teto. Se houver uma antena de transmissão de uma operadora de rede móvel do outro lado da rua, a parede voltada para ela deve ser protegida com o modelo GUARDIA.

Use fogões a gás ou vitrocerâmica e cooktops de indução evitar o grande campo magnético gerado. Os fornos de microondas geram radiação de microondas que excitam as moléculas de água por aquecimento de alimentos.

Por convenção, adotamos o sentido das linhas do campo magnético com tendo o mesmo sentido que uma bússola apontando para o Polo Norte. Como podemos ver na imagem acima, as linhas de campo saem do Polo Norte e entram no Polo Sul.

Calor. Para cada material de ímã, existe uma temperatura de Curie, ou a temperatura na qual o calor vai destruir a polarização do material, fazendo com que ele perca as suas propriedades magnéticas. Esses ímãs antigos podem ser remagnetizados da mesma maneira como as ligas são magnetizadas pela primeira vez.

Ímãs de Neodimio. O ímã de neodímio é o mais poderoso de todos os ímãs permanentes. Ele é frequentemente conhecido como "Super Ímã". Ele é usado em aplicações em que uma elevada força magnética é necessária a partir do menor volume possível de material magnético.

A interferência do campo magnético causado por um ímã próximo ao medidor de energia elétrica, gera alterações na leitura do medidor, o que pode fazer com que a concessionária cobre abaixo do valor real consumido, caracterizando uma possível fraude.