O que anula o ferro?

Perguntado por: opires3 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

O cálcio inibe a absorção de ferro. Deste modo, não é aconselhado incluir fontes alimentares de cálcio nas refeições principais. Por exemplo, não deve ingerir um iogurte como sobremesa ou leite como bebida, ao almoço e ao jantar.

Os comprimidos de ferro geralmente não devem ser tomados com alimentos, certos antibióticos, chá, café, suplementos de cálcio ou leite. O ferro deve ser tomado uma hora antes ou duas horas depois desses alimentos.

O que pode atrapalhar a absorção de ferro pelo organismo? Algumas condições podem causar a má absorção de ferro. Entre elas estão doença celíaca, doença de Crohn, cirurgia gastrobariátrica e ingestão de antiácidos ou antibióticos em excesso.

vitamina C

quantidade de vitamina C, segundo a USDA (2007) o teor de vitamina C varia de 9 a 16 mg. 100 g–1 nesse fruto. Algumas substâncias presentes em alimentos, como os fitatos, os taninos e o ácido oxálico, possuem efeitos inibidores sobre o ferro não heme. Podem formar precipitados insolúveis que dificultam sua absorção.

Queijo. Além de fazer parte do grupo de derivados do leite, o queijo se destaca por ser um alimento mais gorduroso - ou seja, aumenta os níveis de colesterol do corpo e diminui a capacidade de absorção do ferro e de outras substâncias benéficas.

Um adulto saudável tem de 40 a 160 microgramas de ferro no sangue, que é o nível recomendado. Índices acima disso são um sinal de problema. Entretanto, há quem acumule o mineral em quantidade superior à necessária.

Diversos estudos mostram que combinar o consumo de alimentos ricos em ferro com aqueles com grande concentração de vitamina C promove uma maior biodisponibilidade no organismo, ou seja, gera melhor absorção dos nutrientes disponíveis nesses alimentos.

Ambos podem ser ingeridos em caso de deficiências de vitamina D e ferro. Para isso você deve consultar um nutricionista. Pode tomar, um não anula o efeito do outro. No entanto, é necessário consultar um médico ou nutricionista para que prescrevam a quantidade exata que vc necessita.

A princípio, se a deficiência de ferritina não for grave, é possível tratá-la através da suplementação de ferro ou simplesmente ao adicionar mais alimentos ricos em ferro e vitamina C na alimentação. Em casos mais graves, pode ser necessário fazer a suplementação de ferro via parenteral (por injeções).

Atenção: evite alimentos ricos em fosfatos, polifenóis, taninos e cálcio, elementos que podem inibir a absorção do ferro. Ao consumir alimentos ricos no mineral, deixe de lado café, chás, mate, leite e derivados.

-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

Quando os níveis de ferritina no organismo estão abaixo do normal, é comum que o indivíduo sinta, assim como no excesso, fraqueza, dor de cabeça, fadiga e cansaço.

Medicamentos mais usados para combater a anemia ferropriva

  1. Combiron. O Combiron ou Combiron fólico é um medicamento comumente usado para tratar anemia causada por deficiência de ferro e também por deficiência de ácido fólico. ...
  2. Noripurum. ...
  3. Ferronil.

Ferro e vitamina C, por exemplo, devem ser ingeridos juntos, já que um potencializa o efeito do outro. Fibras atrapalham a absorção da maioria das vitaminas, então coma seu cereal ou pãozinho integral bem antes ou bem depois de ingerir as pílulas.

O suco de abacaxi, cenoura e espinafre ajudam a aumentar a quantidade de ferro no sangue e, assim, aumentar a hemoglobina e a quantidade de oxigênio circulantes no sangue, sendo muito eficaz no combate e prevenção da anemia.

Veja agora uma lista com oito sucos feitos com alimentos ricos em ferro.

  • Suco de limão. ...
  • Suco de maracujá com menta. ...
  • Suco de morango. ...
  • Suco de amora com água de coco. ...
  • Suco de ameixa. ...
  • Suco de damasco. ...
  • Suco de beterraba. ...
  • Suco de espinafre.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Os fatores que aumentam a absorção de ferro inorgânico são a vitamina C e a proteína animal. Os fatores que inibem a absorção de ferro inorgânico incluem fitatos (encontrados em grãos), polifenóis (encontrados em chás e vinho tinto), proteína vegetal e cálcio (que também afeta a absorção de ferro heme).

Quando há falta de ferro no organismo, não há o que se armazenar, por isso o fígado não produz ferritina, o que é demonstrado pelas baixas taxas em exames. A deficiência de ferro no organismo pode indicar diversas condições prejudiciais à saúde, como a Anemia Ferropriva, e precisa ser tratada.