O quê ansiedade faz na pele?

Perguntado por: aximenes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Uma crise de ansiedade, por exemplo, pode ocasionar espinhas e provocar rugas de expressão, aliás, em momentos de estresse crônico, surgem aquelas espinhas císticas. Sabe aquela bem dolorosa e inflamada? Pois é, essa mesma.

Estudos mostram que o estresse crônico pode acelerar o processo de envelhecimento da pele, com a perda de elasticidade, vigor e hidratação dos tecidos. Uma das causas apontadas como responsáveis por essa aceleração é o excesso de radicais livres, que geram quadros de estresse oxidativo.

Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada

  • Fadiga;
  • Tensão muscular;
  • Palpitação;
  • Suor excessivo;
  • Dor de cabeça;
  • Disfunção sexual;
  • Disfunção gastrointestinal.

Os sintomas mais comuns são manchas vermelhas que descamam e aparecem principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas, mas podem acometer outras partes do corpo. Assim como o vitiligo, os sinais podem aumentar durante períodos de estresse, mas não é a causa exclusiva.

Na alergia emocional, em situações de estresse ou ansiedade, por exemplo, o organismo desencadeia uma resposta imunológica exacerbada. Como consequência, podem ocorrer manifestações dérmicas, respiratórias e, em alguns casos, até mesmo neurológicas.

O ritmo cardíaco é elevado assim que o instinto de “lutar ou fugir” é ativado para que o sangue circule rapidamente pelo corpo. O resultado desse processo são palpitações e dores no peito. Se a ansiedade é constante, o risco de desenvolver hipertensão e patologias cardíacas é maior.

Os hormônios do estresse enfraquecem essa defesa, diminuindo a produção de óleos benéficos que ajudam a manter a hidratação da pele. Quando isso acontece, sua pele pode começar a “vazar” água em um processo conhecido como perda transepidérmica de água.

Tristeza: deixa a pele com aspecto pálido e desidratado
Durante períodos de tristeza ou até depressão, a pele com certeza não é beneficiada. Ao contrário de quando acontece algo entusiasmante, quando se está triste os vasos sanguíneos contraem, conferindo um aspecto pálido ao rosto.

Confira logo abaixo as doenças na pele mais comuns!

  • Rosácea. A rosácea é uma doença inflamatória vascular crônica, que afeta principalmente adultos e, mais frequentemente, mulheres. ...
  • Melasma. ...
  • Micose de praia ou pano branco. ...
  • Dermatite. ...
  • Escabiose (ou Sarna) ...
  • Psoríase. ...
  • Vitiligo.

Um dos sintomas mais comuns de uma crise de ansiedade é o descontrole da respiração e a falta de ar. Então, praticar exercícios para tentar controlar a respiração pode te ajudar nesse momento. Por isso, inspire e respire de forma lenta e profunda.

O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo. Existem outros testes como o questionário DASS-21 que pode ser feito junto de um profissional para avaliar a presença de ansiedade.

suor em excesso; manchas vermelhas em alto relevo (urticária); vermelhidão na pele; insônia.

Ela atinge a pele, causando coceiras intensas, manchas vermelhas em alto relevo, inchaço da pele, olhos e boca e vermelhidão no corpo.

Quais são os sintomas?

  1. Vermelhidão na pele;
  2. Coceira;
  3. Irritação na pele;
  4. Falta de ar;
  5. Insônia;
  6. Suor em excesso.

Quando descuidamos do nosso psicológico abrimos espaço para doenças como depressão, ansiedade, compulsões, entre outras enfermidades psíquicas, as quais podem progredir em sintomas físicos, como gastrites, enxaquecas e até mesmo bruxismo.

A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.