O que anotar no Pós-operatório?

Perguntado por: salves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 12 votos

Características e local do curativo cirúrgico, conforme prescrição ou rotina institucional; Instalação e/ou retirada de dispositivos, conforme prescrição ou rotina institucional (sondas, acesso venoso, etc.); Orientações prestadas; Encaminhamento/transferência de unidade ou alta hospitalar.

Cuidados de Enfermagem no Pós-Operatório Imediato
Avaliar o estado respiratório e de consciência do paciente. Checar os sinais vitais e detectar anormalidades rapidamente, propondo intervenções terapêuticas que se fizerem necessárias.

Como fazer anotações de modo eficaz
Para tomar notas de forma eficaz, é necessário estar atento a algumas observações gerais: Anotar unicamente o fundamental, de forma clara e sucinta. Não se deve tentar registrar na íntegra o que se diz, e sim selecionar a informação e reformulá-la com as próprias palavras.

Elas devem ser identificadas utilizando nome completo, categoria e número de inscrição profissional. Assim, anotação é uma responsabilidade legal dos profissionais de enfermagem e essa ação respalda tanto os trabalhadores na execução do cuidado quanto os pacientes que possuem o direito constitucional de saúde.

O período pós-operatório é classicamente dividido em três etapas especiais: imediato, mediato e tardio. .

A enfermagem atua no pós-operatório imediato e mediato/tardio como grande interlocutor do cuidado humano, procurando garantir a autonomia e independência aos seus clientes. Podemos definir pós-operatório no período posterior ao procedimento cirúrgico.

O prontuário deve conter, de forma legível, identificação do paciente; evolução médica diária (no caso de internação); evoluções de enfermagem e de outros profissionais assistentes; exames laboratoriais, radiológicos e outros; raciocínio médico, hipóteses diagnósticas e diagnóstico definitivo; conduta terapêutica, ...

Para fazer um relatório de enfermagem, é necessário focar-se em dados ligados às práticas e à vivência que teve durante o estágio, mostrando a importância e valor que elas tiveram. Além disso, obviamente, é preciso mostrar também o que foi aprendido com tudo isto, finalizando assim o relatório e a discussão sobre ele.

O que não deve ser feito no Prontuário

  • Escrever à lápis.
  • Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
  • Deixar folhas em branco.
  • Fazer anotações que não se referem à paciente.

O cliente é orientado sobre o horário da cirurgia; inicio do jejum e a não ingerir líquidos horas antes do procedimento; realizar higienização com antissépticos antes da cirurgia e a não realizar tricotomia do sitio cirúrgico no ambiente domiciliar; retirar adornos e próteses dentárias e a colocar a vestimenta ...

Portanto, os principais indicadores para o monitoramento de paciente na cirurgia são: Frequência cardíaca. Frequência respiratória. Temperatura corporal.

Os três tipos de anotações

  • Leitura inspecional, de sondagem e folheada rápida.
  • Leitura analítica, com real estudo do texto e dos conceitos do autor.
  • Leitura sintópica, fundamentalmente comparativa, sistemática e complexa.

Ele é como se fosse uma agenda, mas com mais flexibilidade do que os modelos tradicionais. Nele, você pode escrever tudo o que fará em cada dia da semana, bem como criar listas de afazeres, livros, séries, filmes, planos. Guarde todas as memórias dos seus dias, desde pequenos elogios a grandes aventuras.

As outras anotações você pode fazer em caneta simples de ponta fina, em letra de forma. Ficará organizado, bonito, e você só dedicará mais tempo no título. 2. Para fazer títulos mais bonitos, escreva com a caneta marca-texto e, em seguida, contorne as letras com uma caneta preta de ponta fina.

Encher o jarro e a bacia com 2/3 de água morna, testando o calor da água no antebraço e solicitando ao paciente que teste a temperatura da água com os dedos. Reservar uma bacia para o enxague e outra,, com água para ensaboar, bem como as compressas necessárias e o sabonete.