O que anotar na triagem?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 10 de julho de 2023
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observação e registro de como o paciente chegou (de onde veio, se tem acompanhante, condições de locomoção); condições gerais (nível de consciência, estado nutricional, higiene pessoal, coloração da pele, queixas, se possui sondas, curativos e demais); orientações feitas ao paciente (coleta de exames, jejum etc.);

Os profissionais podem fazer a triagem dos pacientes, para definir o grau de urgência de cada caso e a ordem de prioridade do atendimento médico, por exemplo. Também podem aferir a pressão arterial, fazer a medição da altura e pesar os pacientes.

O Que É Protocolo De Manchester E Como É Usado Na Triagem?

  1. Azul ou verde: não urgente ou pouco urgente. O paciente pode aguardar;
  2. Amarelo: urgente. O paciente pode aguardar por, no máximo, uma hora;
  3. Laranja: muito urgente ou grave. É preciso atendê-lo rapidamente;
  4. Vermelho: emergência.

Existem dois tipos de triagem: simples e avançada. A triagem pode ter como objectivo determinar a ordem e prioridade dos cuidados de emergência, a ordem e prioridade do transporte de emergência ou ainda o destino do transporte do paciente.

O processo de triagem classificatória deve ser realizado por profissional de saúde, de nível superior, mediante treinamento específico e utilização de protocolos pré- estabelecidos e tem por objetivo avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento.

Conforme a lei do exercício profissional, o enfermeiro é o profissional habilitado para a realização da triagem (BRASIL, 2005*).

Qual a diferença entre acolhimento em saúde e triagem? “Triagem é uma separação, escolha, seleção, ou seja, um funcionário da unidade ouve a queixa do paciente e seleciona para qual profissional da unidade ele irá encaminhá-lo, enquanto que acolhimento é a humanização dos serviços de saúde.”

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

Durante o processo de triagem, o paciente é submetido a avaliação inicial (queixa principal, sinais e sintomas aparentes, antecedentes clínicos, cirúrgicos, alérgicos e de imunização, parâmetros vitais, registro da data e horário de chegada) e classificado em cores de acordo com o nível de complexidade do caso.

O técnico de Enfermagem pode e deve participar do acolhimento aos usuários que chegam a Unidade de Saúde. Porém, diante da complexidade que envolve a consulta para a classificação do risco e vulnerabilidade com priorização do atendimento, asseveramos mais uma vez que esta atribuição é privativa do Enfermeiro.

Anote bastante, sem copiar ou encher de informações desnecessárias, o ideal é anotar usando suas palavras de forma que suas anotações fiquem concisas e completas. Inclua imagens ou símbolos em suas anotações. Pequenos desenhos que simbolizem o que você está aprendendo, usar cores também ajuda muito no aprendizado.

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).

Abaixo estão alguns exemplos de anotações que podem ser realizadas pelos profissionais de enfermagem: Sinais vitais: Registro da pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura do paciente. Exemplo: “PA: 120×80 mmHg; FC: 80 bpm; FR: 16 irpm; Temp: 36,5°C.”

  1. Como está sua saúde? A primeira pergunta a se fazer está relacionada às dores que o seu paciente sente e como está sua saúde de forma geral. ...
  2. Como está a família e o seu relacionamento com ela? ...
  3. Como estão seus exames? ...
  4. O que você gosta de fazer? ...
  5. Quais seus planos para o futuro? ...
  6. Como anda sua alimentação?

A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).

O Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco é um processo dinâmico de identificação das condições dos usuários que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o seu potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento; o profissional de saúde deverá ouvir as queixas, medos e expectativas do usuário, ...

1 sinônimo da palavra triagem: Seleção: 1 escolha.

Entrevista de triagem: avalia a demanda do sujeito e possibilita fazer encaminhamentos. Entrevista de anamnese: faz um levantamento detalhado da história do desenvolvimento do entrevistado, principalmente sobre a infância e geralmente se organiza de forma cronológica.

O Acolhimento não tem hora nem local certo para acontecer. Não é um serviço exclusivo de determinada categoria profissional. Acolher o usuário é adotar uma postura ética na escuta qualificada dos usuários e de suas queixas, percebendo-o em suas singularidades e como autor do processo saúde-doença que está vivendo.

As estratégias de acolhimento podem partir de ações simples como um atendimento atencioso, rodas de conversa ou espaços criados para que a comunidade escolar se sinta livre para falar sobre seus sentimentos.

Como colocar em ação o acolhimento nas práticas de produção de saúde?

  1. Mudança de atitude. Todas as etapas do atendimento, desde a chegada na recepção até a consulta em si, devem prezar pela humanização no tratamento ao paciente. ...
  2. Faça treinamentos com toda a equipe. ...
  3. Abertura para conversa. ...
  4. Mudanças estruturais.