O que Ana Bolena falou antes de morrer?

Perguntado por: esantos2 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Ó Senhor, tenha piedade de mim, confio a minha alma a Deus", disse Bolena. Em seguida, um carrasco trazido especialmente de Calais, na França, ergueu sua espada bem alto e com um golpe certeiro cortou sua cabeça. Dia dos Avós: por que comemoramos a data em 26 de julho?

Casamento com Ana Bolena
O casal teve apenas uma filha, Elizabeth, que mais tarde se tornaria Elizabeth I. Sem um herdeiro varão, o casamento de Henrique VIII e Ana Bolena durou apenas três anos, pois em 1537 ela foi acusada de adultério e executada.

Esposas de Henrique VIII
Ana Bolena: condenada à morte. Jane Saymour: faleceu em decorrência de complicações no parto. Ana de Cleves: divórcio. Catarina Howard: condenada à morte.

Jaime VI Stuart

Quando Elizabeth I morreu sem deixar descendentes diretos, herdou o trono da Inglaterra o rei da Escócia, Jaime VI Stuart, que tomou o nome de Jaime I da Inglaterra (1603-1625).

Chamberlin escreveu apenas sobre dois abortos, um em 1534 e outro em 1535. Vamos então, tentar encontrar um equilíbrio, dentro deste emaranhado de opiniões controversas. Ano de 1533 – 7 de Setembro: Ana Bolena deu à luz a uma pequena garotinha, que seria a futura Rainha Elizabeth I da Inglaterra.

Por isso, me submeto à morte de boa vontade, pedindo humildemente o perdão de todos." "(…) E assim me afasto do mundo e de todos vocês e peço-lhes cordialmente que rezem por mim. Ó Senhor, tenha piedade de mim, confio a minha alma a Deus", disse Bolena.

A rainha Elizabeth II descende dos Bolena através de sua mãe, Elizabeth Bowes-Lyon. Dessa forma, podemos dizer que a segunda esposa de Henrique VIII, Ana Bolena, pode ser considerada a tia-avó da monarquia britânica. A linhagem passou através de Catherine Carey, casada com Sir Francis Knollys.

A rainha Elizabeth I (Queen Elizabeth I, em inglês) nasceu em 7 de setembro de 1533 e faleceu em 24 de março de 1603. Foi a última rainha da dinastia Tudor a ocupar o trono inglês. Seu pai era o rei Henrique VIII e sua mãe, Ana Bolena, a segunda esposa do monarca inglês e a primeira a ser condenada à morte por ele.

Henrique VIII morreu em seu palácio de Westminster depois de 38 anos de reinado e seis casamentos. Sua época seria marcada pela execução de duas de suas esposas por incesto e adultério, pela anexação do País de Gales à coroa da Inglaterra e, finalmente, pela Reforma Anglicana e o cismo com a Igreja Católica Romana.

Ana Bolena

Ana Bolena foi a segunda esposa do rei Henrique VIII e Rainha Consorte do Reino da Inglaterra, de 1533 até a anulação de seu casamento, dois dias antes de sua execução em 1536.

Atualmente, no entanto, acredita-se que ela teria morrido de câncer, doença que não era bem entendida na época. Catarina foi enterrada na Abadia de Peterborough, com as cerimônias de uma Princesa Viúva de Gales, não de uma rainha. Henrique não compareceu ao funeral, nem permitiu que Maria o fizesse.

O monarca ficou tão apaixonado por Ana que anulou o casamento com a primeira esposa, Catarina de Aragão, filha dos Reis Católicos Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela. O ato foi rejeitado pela Igreja Católica e deu origem ao anglicanismo.

A saúde de Henrique VIII piorou rapidamente nos seus últimos anos. O rei sofreu uma úlcera grave na perna e estava tão acima do peso, que teve de ser empurrado por uma engenhoca com rodas. O rei morreu a 28 de Janeiro de 1547 EC no Palácio de Whitehall em Londres, ele tinha 55 anos.

Em janeiro de 1542, Catarina começou a ser julgada por adultério, o que numa rainha era equivalente a traição. Considerada culpada, Catarina foi executada na Torre de Londres a 13 de fevereiro de 1542, aos 19 anos de idade. Diz-se que passou os últimos dias a ensaiar a sua execução.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Mayfair, Londres, no dia 21 de abril de 1926. Foi a primeira filha de Albert Frederick Arthur George e de Elizabeth Bowes-Lyon, Duque e Duquesa de York, posteriormente, Rei George VI e Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe).

Ela nunca se casou, apesar de ter tido vários pretendentes; as razões para isso não são claras. Historiadores especularam que Tomás Seymour facilitou-lhe relações sexuais, ou que ela sabia ser estéril. A rainha considerou vários pretendentes até os cinquenta anos.