O que amizade íntima?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A amizade íntima, prevista nos arts. 829 da CLT e art. 447 , § 3º , I , do CPC , se verifica quando as pessoas compartilham entre si a vida privada, em convivência muito próxima e intensa, consubstanciando-se no convívio constante, na troca de visitas sociais e de confidências.

O que acontece é o seguinte: testemunha que for amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes não prestará compromisso, ou seja, não pode atuar como testemunha, mas apenas como mero informante (e isso se o Juiz tiver interesse em ouvir).

Rosangela alerta para quando a convivência do casal se torna cômoda e não há mais tanto interesse em agradar e surpreender o outro, ou ainda compartilhar momentos juntos: — A rotina faz parte da relação amorosa, e ela é boa.

Se você gosta de estar perto dele e tem interesses em comum, pode ser apenas uma amizade. Se surge uma atração física e sexual, fala-se em paixão. Por fim, se você sente por ele uma admiração intensa por suas qualidades e deseja estar ao lado dele por toda a vida (mesmo ciente de seus defeitos), trata-se de amor.

Significado de Íntima
Etimologia (origem da palavra íntima). Forma Reduzida de túnica íntima. adjetivo Que se encontra no interior, muito profundo: a essência íntima de alguém.De teor privado; particular: vida íntima. Que está no âmago, na parte mais importante de um ser: crença íntima.

Para ser íntimo de alguém é preciso confiança, conquistar laços de cumplicidade para se ter liberdade de ser aquilo que somos de mais puro e genuíno. É despir a alma por completo sem receio ou qualquer pudor, se sentindo acolhido e confortável com isso. Esquecendo receios de aceitação, pertencimento e retaliação.

Os relacionamentos íntimos, dentre eles o namoro, pressupõem a existência de identidades e representações sociais, que são compartilhadas através de comportamentos, normas e valores sociais. Objetivou-se identificar a representação social e a particularização em função da identidade sexual e experiência com o namoro.

Geralmente o seu adversário na ação alega isso no intuito de provar ser amigo íntimo. Isso porque, amigos íntimos não podem ser testemunhas mesmo, pois ela vai tentar te "ajudar" a ganhar a causa. Lembre que a testemunha é aquela pessoa que presenciou os fatos, sendo uma prova ocular do aconteceu e ela não pode mentir.

A regra, então, é a seguinte: quando um indivíduo for ouvido como testemunha em um processo penal, as partes (acusação e defesa), de forma direta, devem realizar as perguntas que entenderem pertinentes ao caso. Se as perguntas forem repetitivas, indutivas ou não tiverem relação com os fatos, o juiz as pode indeferir.

447. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas.

Amizade. Outro sentimento muito comum de ser confundido com o amor é a amizade. Muitas vezes, quando temos muita afinidade com uma pessoa, para qual contamos nossos maiores segredos e partilhamos nossos medos, podemos achar que sentimos amor por ela. E de fato, até podemos sentir, porém é um amor fraternal.

O amor fraternal valoriza a confiança mútua, havendo também um perfeito entrosamento entre as pessoas, porque são relacionamentos tranquilos e afetuosos, duradouras e estáveis, profundo e compromissado.

Gestos como esbarradas sutis e toques de mãos podem ficar mais intensos conforme a amizade avança. Olhares: o rapaz pode mostrar a admiração que sente por você através dos olhares. Se perceber algo, mas ele sorrir e virar o rosto, é porque sabe do efeito que isso causa.

A atração de amizade é a mais comum, é a atração que sentimos por pessoas cuja companhia nos agrada. 2. A atração romântica é a menos comum entre amigos, embora a maioria a tenha sentido alguma vez, sobretudo em uma fase inicial da amizade. Trata-se do desejo de trocar a amizade por uma relação amorosa.