O que Allan Kardec fala sobre o amor?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

+ é por ele (o amor) que ela (a alma) se sente estreitamente lidada ao Poder Divino, foco ardente de toda a vida, de todo o Amor. [...] É o Amor que provocará, no fundo das almas embrionárias, os primeiros rebentos do altruísmo, da piedade, da bondade.

Kardec é o filósofo que nos dá melhor definição de alma e espírito. A alma, essência imaterial da vida humana, é em hebraico “nefesh”, em grego, “psykhé”, em aramaico, “naphsha” (vida, si mesmo e Cristo interno) e, em latim, “anima” (vida, alento, ar).

Tudo aquilo que sempre resultou com outras pessoas deixa pura e simplesmente de existir.

  1. 2 - Um sonho antigo. ...
  2. 3 - É como se já a conhecesse. ...
  3. 4 - Contextos estranhos. ...
  4. 5 - Sensações avassaladoras. ...
  5. 6 - Sucedem coisas estranhas quando estão juntos. ...
  6. 7 - O tempo voa.

Uma conexão de alma é uma ligação espiritual entre parceiros românticos, familiares ou amigos. Nem todas as conexões de alma são românticas. Algumas podem ser platônicas ou familiares. Qualquer pessoa que tiver esta relação especial de alma com você também pode ser considerada sua “alma gêmea”.

Diz: “Nós somos também animais, e o magnetismo animal é muito importante em nossa vida, pois, a espiritualidade faz parte, também, de todos nós.” E mais: “Nós possuímos um campo energético, e temos que ter a capacidade de cuidar dele”.

Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.

O Centro Espírita é um templo de oração onde, sob as bênçãos do Evangelho, entramos em comunhão com Deus, com Jesus e com os Amigos Espirituais que nos assistem. Nele encontramos uma oficina de trabalho, através da qual nos candidatamos a instrumentos da Bondade Divina na ajuda aos irmãos em Humanidade.

A alma é a parte que sente emoções, raciocina e tem vontade, interpretando a experiência física do corpo. A alma é a parte não mecânica da pessoa. A criatividade, a inteligência, as emoções, as decisões – tudo que torna a vida mais que um conjunto de processos automáticos é função da alma.

Empatia. Por fim, o último traço importante de uma conexão entre duas pessoas é a empatia. As pessoas que compartilham um vínculo tão forte, não é necessário falar sobre as suas preocupações. Então, por isso há muita facilidade para que a pessoa se coloque no lugar da outra pessoa de modo saudável.

Nos sentimos atraídos por outras pessoas por duas razões, basicamente: afinidade ou compromissos espirituais. Num primeiro momento, nem sempre é possível distinguir uma coisa da outra quando nos aproximamos de alguém com a intenção de consolidar um relacionamento mais íntimo (amizade, namoro, casamento…).

Existe atração intelectual
Com a conexão espiritual, ocorre uma atração intelectual. Vocês podem conversar sobre qualquer assunto por horas. Também se sentem à vontade para compartilhar problemas acreditando que juntos vão encontrar uma solução melhor.

O sexo no mundo espiritual deixa uma conexão entre as duas almas, pois a troca de energia é muito intensa. Por último, na quarta diferença, temos o que acontece depois do ato. No sexo comum, os benefícios são os hormônios liberados pelo nosso cérebro, como a ocitocina, por exemplo.

'Quando duas almas se encontram o Universo para pra ver. Os corpos se tornam secundários, as palavras superficiais, o tempo perde o seu sentido e o espaço não tem mais seus limites. Porque encontros de almas são profundos, carregam as memórias do tempo, experiências de outras vidas, marcas de outros mundos.

Emmanuel - Chico Xavier - Tudo Passa Todas as coisas na Terra passam. Os dias de dificuldade passarão... Passarão, também, os dias de amargura e solidão. As dores e as lágrimas passarão.

Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós! Escapamos da morte quantas vezes for preciso, mas da vida nunca nos livraremos. A sua irritação não solucionará problema algum.

Chico Xavier disse: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Deste modo, a qualquer tempo, podemos avaliar a nossa vida, buscarmos saber e conhecer o que realmente nos move e nos faz feliz.

Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
As pessoas regidas pelo elemento Águasão as mais propensas à mediunidade. Isso porque são receptivas e possuem a sensibilidade à flor da pele.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

As médiuns, quando estão no período menstrual conhecido como '' corpo aberto'', não podem participar da corrente mediúnica, porque neste período estariam sobre a influência de hormônios que as deixariam mais instável e ao mesmo tempo mais poderosas.

A Doutrina Espírita nos situa como Espíritos imortais em trajetória evolutiva, vivenciando os contextos e experiências necessárias para o desabrochar das potencialidades latentes em cada um, rumo à perfeição relativa.