O que alivia enxaqueca em minutos?

Perguntado por: dpinho . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

Para aliviar a enxaqueca recomenda-se repouso em um ambiente com pouca luz, bastante ingestão de água, mergulhar os pés em água morna para relaxar, massagear e colocar gelo na região da têmpora, não ficar sem se alimentar por um longo período, nem utilizar remédios com posologia inadequada.

O gengibre tem propriedades análgésicas e anti-inflamatórias que ajudam amenizar as dores de cabeça. Para fazer o chá, basta colocar um pequeno pedaço de 4 cm de gengibre em uma xícara com água quente e deixá-lo em imersão por cerca de 5 minutos. Depois disso, é só coar e beber.

“A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas. Se a frequência é de 15 vezes ou mais por mês, durante três meses seguidos, então podemos dizer que é uma enxaqueca crônica”, elucida Hermes.

Atualmente já se sabe que a enxaqueca é uma doença de todo o cérebro, onde a tendência genética e o ambiente (gatilhos) interagem o tempo todo. Dez principais causas de enxaqueca: – preocupações excessivas, ansiedade, tensão, estresse; – ficar sem comer.

Respirar profundamente é uma técnica muito empregada para relaxar. Utilize-a você também, diariamente. Lembre-se de inspirar sempre pelo nariz. O nariz filtra o ar melhor que a boca.

Os opioides são uma grupo de medicações utilizados para dor aguda e crônica. Alguns exemplos dessa classe de remédios são a morfina, codeína, tramadol e oxicodona.

Massagens na cabeça são ótimas soluções para aliviar a dor. Na massagem a corrente sanguínea é mobilizada, diminuindo a dor e ajudando no relaxamento. Com a ponta dos dedos, massageie a testa, a nuca e a parte lateral da cabeça.

Como saber quando procurar um médico? O recomendado é que, se a dor de cabeça aparecer mais de três dias por mês se alongando por no mínimo três meses, um neurologista precisa ser procurado.

Tratamento de crises leves a moderadas
Analgésicos comuns: Paracetamol 1g ou Dipirona 500mg a 1g. Anti-inflamatórios não-hormonais (AINEs): diversos AINEs têm eficácia demonstrada para abortar crises de enxaqueca.

Queijos curados, molhos, vinho tinto, café e chocolates podem ser fatores desencadeantes da crise. Esses alimentos liberam substâncias inflamatórias que dilatam os vasos cerebrais e ajudam a desencadear a dor de cabeça. Fatores ambientais como luz, odores fortes e barulho alto também podem funcionar como gatilho.

Quem causa os sintomas de enjôo e vômito da enxaqueca é o próprio cérebro, cujos neurotransmissores se encontram em desequilíbrio.

Quais os sintomas de enxaqueca?

  1. agitação;
  2. dor de cabeça latejante e pulsátil;
  3. irritabilidade constante;
  4. náuseas e vômitos;
  5. sensibilidade à luz, sons e cheiros.

Enxaqueca: quais são seus principais riscos? Ter enxaqueca com aura (ou migrânea com aura, na linguagem técnica) aumenta em três vezes o risco de a pessoa sofrer um AVC. Inclusive, ela foi reconhecida como fator de risco para eventos do tipo em revisões de estudos feitas há pelo menos dez anos.

Alimentos que podem desencadear as crises de enxaqueca:
Bebidas alcoólicas como: vinho tinto, espumantes e destilados em geral possuem fenóis, aldeídos e sulfetos.

Carnes processadas como o salame, bacon, presunto, salsicha, peito de peru, peito de frango, são alimentos bastante conhecidos por causarem essa dor de cabeça.

Os analgésicos mais comuns para enxaqueca são o paracetamol (Tylenol®) ou a dipirona (Novalgina®). Já os anti-inflamatórios não esteroides atuam reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no organismo, o que alivia a dor.

Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

Nesses casos, o remédio para dor de cabeça forte pode ser paracetamol, dipirona, ibuprofeno ou aspirina com ou sem antieméticos, como domperidona. Mas, vale lembrar que é sempre importante consultar um médico.

É perigoso dormir com dor de cabeça? A dor de cabeça, como vimos anteriormente, pode ter mais de 100 causas, segundo dados da Sociedade Internacional de Cefaléias. A maioria das dores de cabeça não apresentam riscos graves à vida. Assim, como regra geral, não é perigoso dormir com dor de cabeça.