Por que meu cabelo não alisa?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Se a escova progressiva não está durando como esperado, é muito provável que seu cabelo esteja muito ressecado e poroso. Quando a fibra capilar está com as escamas abertas, os fios não conseguem reter nutrientes, hidratações e, consequentemente, químicas como progressivas e tinturas.

O shampoo que alisa os fios de fato existe e pode trazer resultados muito bons para os seus cabelos. É importante ressaltar, no entanto, que ele não é a mesma coisa que a escova progressiva, que promove um profundo alisamento dos fios.

Misture em um potinho, uma colher da máscara, três de amido de milho e uma de vinagre até ficar homogêneo. Aplique nos cabelos úmidos e já lavados com shampoo. Apliquei com um pincel para facilitar, fui abrindo o cabelo e aplicando somente na raiz.

Em cada fio de cabelo há milhares de cadeias de alfa-queratina, que possuem átomos de enxofre. Quando dois destes dois átomos de enxofre se juntam, eles formam uma ligação de dissulfeto. Quanto maior o número dessas ligações, mais crespos os cabelos serão, e quanto menos ligações, mais lisos.

A escova definitiva, também chamada de escova japonesa ou plástica capilar, é um método de alisamento dos cabelos que muda a estrutura dos fios deixando-os permanentemente lisos.

Desde que você use o limão como ingrediente de produtos, como shampoos e condicionadores, ele oferece diversos benefícios aos fios! Além de aumentar a hidratação, o limão no cabelo é muito bem-vindo para ajudar no detox capilar por conta do seu efeito refrescante e purificante.

O que danifica os fios é o excesso de intervenções com produtos químicos, sem que o cabelo esteja preparado para isso, ou seja, nutrido e hidratado. A repetição de tratamentos químicos em pouco tempo pode sim danificar os fios. Cabelos ressecados, porosos e danificados significam a mesma coisa.

Hidróxido de sódio

Hidróxido de sódio: o mais potente
O hidróxido de sódio, também chamado como soda cáustica, é mais potente e usado tanto nos casos de relaxamento como em alisamentos. A substância é mais potente porque tem pH bastante alcalino, que provoca a abertura das cutículas do cabelo e uma melhor penetração do produto.

Veja mais dicas!

  1. Lave bem os cabelos. O shampoo serve para tirar todos os resíduos e impurezas dos fios.
  2. Hidrate os fios. Escolha o condicionador certo para seu tipo de cabelo.
  3. Use máscaras de tratamento. Máscaras ajudam a prolongar o efeito de maciez.
  4. Deixe os fios mais leves.

Ao contrário da escova, não existe exceção quanto ao uso diário da chapinha. Ela deve ser usada, no máximo, duas vezes por semana.

Bem, a progressiva Pantovin Nanoplástia é um produto livre de químicas que afetam os fios e é utilizado para alisamento sem formol. Foi desenvolvida para clientes que buscam um alisamento ou redução de volume e fios saudáveis, sem a utilização de produtos nocivos à saúde.

Passe óleo capilar ou um drefrizante de textura leve e, com uma escova pequena, do tipo que se usa em cabelos curtos, escove os cabelos com o secador, direcionando-o da risca para baixo. Isso finaliza o caimento, deixando os fios prontos", ensinou a profissional.

Se gosta de usar o cabelo liso, separe-o em porções menores e use uma escova redonda para alisá-los. A escova vai ajudar a elevar as mechas desde a raiz, conferindo um efeito encorpado e natural de longa durabilidade.

Na maioria das vezes, o problema de raiz alta é por causa do ressecamento dos fios, em especial quanto expostos ao sol ou outras condições climáticas adversas. Aqui, vale a regra: hidratar é lei! Aposte em hidratações semanais para deixar os fios sempre nutridos.

Se, por algum motivo, as células se dividirem rapidamente e de forma desordenada, o cabelo será crespo. Essa teoria explica o fato da natureza dos cabelos ser alterada ao longo da vida. Algumas pessoas nascem com cabelo liso e com o passar dos anos ele se torna ondulado.

Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos. As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso.

A expressão “cabelo ruim” é um termo pejorativo utilizado para diminuir a beleza e respeito de pessoas com cabelos crespos ou cacheados. Essas pessoas normalmente são negras ou pardas, assim, é uma expressão extremamente racista e por isso deve ser abandonada.

De quanto em quanto tempo ele deve ser feito? Em média, ele deve ser feito com intervalo de três a quatro meses. "Vai depender muito do tipo de relaxamento, do seu tipo de cabelo, do fabricante...", fala Cintra.