O que ajuda o bebê a soltar gases?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

Confira: Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

O recém-nascido pode ficar até dois dias sem evacuar. Isso não é comum, principalmente em crianças que mamam no peito, mas pode acontecer. Uma dica é estimular o ânus do bebê com uma gaze enrolada no dedo. Em geral, só de tocar superficialmente a região, o pequeno já consegue fazer cocô.

7 formas de ajudar a soltar o intestino do bebê

  1. Estimule maior consumo de água. ...
  2. Priorize alimentos integrais. ...
  3. Analise se o leite está causando a prisão de ventre. ...
  4. Aumente o consumo de frutas, vegetais e leguminosas. ...
  5. Ofereça chá ou líquidos quentes. ...
  6. Faça massagens estimulantes.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Com as palmas das suas mãos abertas, deslize-as suavemente pela barriga do bebê em movimentos circulares. Agora, segure as pernas do seu neném e dobre-as suavemente, com os joelhos juntos, contra à barriga. Volte a baixar as pernas, para libertar o ar.

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Nos primeiros meses de vida é muito comum ocorrências do bebê com gases1. Elas podem ser do estômago ou no intestino, ocorrem durante a amamentação por engolir ar ou até mesmo durante o choro quando ocorre à ingestão de ar, chupar chupeta ou dedo também podem ser responsáveis pelo acumulo de gases.

Assim, alguns dos alimentos que podem ser indicados são:

  • Frutas: mamão, laranja com bagaço, ameixa preta, tangerina, pêssego;
  • Vegetais folhosos cozidos: couve, brócolis, espinafre;
  • Legumes: cenoura, batata doce, beterraba, abóbora;
  • Cereais integrais: aveia, farelo de trigo.

Procure seu pediatra. Qualquer desconforto ou dificuldade para evacuar em pequenos devem ser avaliados por um pediatra ou gastroenterologista pediátrico. Nem sempre esses sintomas são decorrentes de doenças, pois entidades funcionais podem justificar esses quadros.

Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como ameixa, manga, mamão e uvas, por exemplo, é uma ótima maneira de acabar rapidamente com a prisão de ventre, já que as fibras estimulam o trânsito intestinal, aumentam o volume das fezes e facilitam a sua eliminação.

Alho, cebola, aipo, batata doce, brócolis, couve, couve-flor, repolho, melão, melancia, milho, ovo, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, etc).

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Quando o recém nascido pode beber água? O bebê já pode começar a tomar água após os 6 meses de vida, e nessa faixa, outros alimentos também podem ser colocados na dieta do bebê aos poucos. Essa alimentação deve complementar a amamentação, mas ainda não ser a principal fonte de nutrientes do bebê.