O que ajuda na produção de colostro?

Perguntado por: udomingues . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

O colostro é produzido em pequena quantidade no corpo da gestante, pois a produção é inibida pela presença da placenta. Após o parto, o bebê irá mamar com frequência, provavelmente de hora em hora. Quanto mais ele mamar, mais leite a mama produz.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

O colostro é produzido pelas mamas antes do leite materno. No final da gravidez, os seios já são capazes de produzir esse pré-leite rico em proteínas para o bebê. Em algumas mulheres, o colostro vaza bastante antes mesmo do parto, em outras ele nem dá sinal, o que também é absolutamente normal.

Para aumentar, paulatinamente, o volume do colostro, é só amamentar com frequência, em livre demanda, sempre que o bebê solicitar, pois após alguns dias é o estímulo mamário do bebê (sucção) que promoverá a produção e liberação de leite materno.

E se o colostro não descer? Caso o colostro não vaze antes do nascimento do bebê, não se preocupe. Ele vai aparecer poucas horas depois do parto, mesmo que não consiga vê-lo, e geralmente vem em pequena quantia.

Como aumentar a produção de leite
Massagear os seios cerca de 2 vezes por dia para estimular a produção e descida do leite; Amamentar em livre demanda, já que o movimento de sucção feito pelo bebê também estimula a produção de mais leite.

Alimentos que estimulam a produção do leite materno

  • Alimentos úteis para estimular a Lactação: – Arroz Integral. – Aveia. – Canjica. – Castanhas. – Milho e Derivados. ...
  • Frutas úteis que estimulam a Lactação: – Amoras. – Morangos. – Laranja-lima. – Lima-da-pérsia. ...
  • São recomendados também: – Amendoim. – Banana. – Côco. – Figo.

2. Consumir alimentos que estimulam a produção de leite

  • Alho;
  • Aveia;
  • Gengibre;
  • Feno-grego;
  • Alfafa;
  • Bebidas à base de cereais, como malte;
  • Spirulina.

Cada mãe produz um colostro diferente, de acordo com a necessidade do seu filho. A quantidade produzida varia entre 10 e 100ml/dia, com a média em torno de 30ml/dia.

Raça, idade da vaca, duração do período seco, manejo alimentar no pré-parto e vacinação constituem alguns dos fatores que interferem na qualidade imunológica do colostro bovino.

O líquido começa a ser produzido antes mesmo do bebê nascer, em torno da vigésima semana de gravidez. A descida ocorre algumas horas após o parto, quando o bebê começa a sugar o seio da mãe. Geralmente, dura de três a cinco dias até ser substituído pelo leite maduro.

A alimentação com colostro imediatamente após o nascimento aumentou a concentração máxima de IgG sérica, bem como a aparente eficiência de absorção de IgG em comparação com bezerros alimentados com colostro às 6 ou 12 horas após o nascimento.

Algumas mulheres podem começar a vazar um pouco de colostro pelos seios por volta de 28 semanas. Não se preocupe se isto lhe acontecer – é perfeitamente normal. Se você não tiver colostro durante a gestação não se preocupe. Isso não significa que você não terá leite.

A quantia média de colostro tomado na primeira mamada é de até 5 ml ou o equivalente a uma colher de chá. Bebês saudáveis podem não mamar muito nas primeiras 48 horas.

Aproveite a hora do banho para massagear suavemente, 5 minutos diários em cada mama, segurando um seio de cada vez com ambas as mãos, com as palmas voltadas para o tórax, pressionando-o em direção ao mamilo. Ao apertar às vezes sai colostro - não se preocupe porque é normal.

O que fazer para aumentar a produção do leite materno

  1. Hidratar-se. Até ganhar o bebê, a mãe só precisava de água para ela. ...
  2. Descansar. ...
  3. Amamentar. ...
  4. Aumentar o número de mamadas. ...
  5. Ficar a sós na hora de amamentar. ...
  6. Massagear os seios. ...
  7. Dr.

Mas, de qualquer maneira, vale a pena caprichar na quantidade de líquido:

  • Água,
  • Suco natural,
  • Chás que não contêm cafeína como erva-doce e camomila.