O que ajuda a vazar furúnculo?

Perguntado por: zmota . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Uma compressa quente aplicada na região afetada pode facilitar a drenagem do furúnculo. Este é o primeiro passo para tratar a infecção e deve ser sua primeira atitude quando surgir um furúnculo. Basta mergulhar uma toalha em água morna e aplicá-la sobre a pele por 10 a 15 minutos, de três a quatro vezes por dia.

Sua duração pode ser de até 3 semanas, que é o prazo limite para o abcesso estourar e vazar o pus da infecção. Após esse rompimento, ele ainda pode demorar mais 7 dias para cicatrizar. Entre os sintomas, além dos citados, também estão fadiga e febre, além de coração e respiração mais acelerados.

Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.

Durante o banho, deixe a água morna escorrendo no local por uns 5 minutos e faça uma leve massagem com o sabão. Isso irá ajudá-lo a drenar (estourar) espontaneamente. Se com isso não melhorar em uns dois dias, procure um médico dermatologista para iniciar um tratamento adequado para seu furúnculo.

Uma compressa quente aplicada na região afetada pode facilitar a drenagem do furúnculo. Este é o primeiro passo para tratar a infecção e deve ser sua primeira atitude quando surgir um furúnculo. Basta mergulhar uma toalha em água morna e aplicá-la sobre a pele por 10 a 15 minutos, de três a quatro vezes por dia.

O furúnculo é uma infecção intensa do foliculo pilo-sebáceo,portanto a região acometida sofre muita inflamação e o processo de cicatrização pode levar a um endurecimento local, que em alguns casos pode até ser permanente.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

Ao optar pela compressa, pegue uma toalhinha limpa ou um pano e mergulhe-o em água quente; com cuidado, deixe-o sobre o ferimento por cerca de três ou quatro minutos, sem aplicar pressão. Depois, retire a compressa e, com bastante delicadeza, passe o pano sobre a superfície da lesão, removendo o pus que se soltou.

Não é recomendado tentar estourar o abscesso para evitar que infeccione, por isso as compressas mornas são indicadas.

O que fazer? Provavelmente o abscesso teve drenagem espontânea. Pode acontecer se não sair tudo e ainda existir pus (abscesso). O ideal seria uma avaliação com cirurgião para ver se ainda tem pus para drenar ou se e somente inflamação da região que deixa endurecido.

Outra possível complicação é quando o furúnculo ocorre na face, entre o lábio superior e o nariz, região conhecida como “zona perigosa”. Os vasos sanguíneos deste local comunicam-se com o cérebro, podendo levar a uma trombose dos vasos cerebrais e sérias infecções, caso as bactérias alcancem a corrente sanguínea.

Outra estratégia consiste em lavar com gel antissético assim o furúnculo comece a drenar, e passar com álcool. Pode ser aplicada uma pomada antibacteriana, posteriormente.

Surge uma lesão endurecida na pele, semelhante a uma espinha, avermelhada, quente e dolorosa que se transforma em um abscesso de pus. Com o tempo, esta lesão amolece e drena o “carnegão” (uma massa de pus misturada com restos de pele). O tamanho do furúnculo varia de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.

Não é recomendado tentar espremer e estourar o furúnculo, pois pode agravar a infecção e espalhá-la para outros lugares do corpo. O tratamento é baseado em antibióticos que atuam contra as bactérias. Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura.