O que ajuda a relaxar a mente?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Confira a lista que preparamos com 6 formas de relaxar a mente.

  • 1 – Praticar atividades físicas. ...
  • 2 – Dormir bem. ...
  • 3 – Meditação. ...
  • 4 – Cuidados com a alimentação. ...
  • 5 – Exercícios de respiração. ...
  • 6 – Alongamento.

Ouvir uma boa música, fazer meditação e/ou atividades manuais como a pintura são algumas das práticas que nos levam ao estado de relaxamento. Listamos a seguir outras formas de descansar a mente para que você coloque em prática e garanta mais saúde e qualidade de vida.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

A tensão e a incapacidade de relaxar podem sim ter relação com a ansiedade, aliás, isso é bem característico, mas é preciso ver os seus pensamentos e como se encontra o seu emocional nos contextos que você está inserido. Observando o que vem ativando essa tensão corporal.

Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas. Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio.

A regra dos 5 segundos nada mais é do que uma ferramenta de hiper-intenção! Ou seja, ela te impede de criar pensamentos negativos que possam abalar a sua autoconfiança uma vez que só te dá cinco segundos para focar naquela oportunidade e tomar uma atitude prática.

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo. Realizar muitas tarefas simultaneamente é a realidade de muitas pessoas na atualidade. ...
  2. Mantenha sua saúde em dia. ...
  3. Enriqueça seu cardápio. ...
  4. Tenha boa qualidade de sono. ...
  5. Pratique atividades físicas. ...
  6. Exercite seu cérebro. ...
  7. Descanse.

Ok, e como se dá reset na mente? É simples: focalize a atenção na respiração. Concentre-se nos movimentos e sensações do ar entrando e saindo pelas narinas, ou inflando e desinflando o tórax, como se respirar dependesse de sua vontade. Respire normalmente, sem forçar.

“A partir do momento que o cérebro troca informações entre si e as células vizinhas liberam Adenosina, que nada mais é do que uma substância 'protetora' que impede a hiperativação dos nossos neurônios. A liberação da adenosina resulta na sensação de fadiga.

5 dicas para descansar a mente e organizar os pensamentos

  1. Sono de qualidade. Após uma boa noite de sono, tende-se a começar o novo dia com mais tranquilidade e a lidar melhor com os desafios cotidianos. ...
  2. Meditação. ...
  3. Caminhar. ...
  4. Alimentação. ...
  5. Mantenha um diário.

A forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de exercícios. Fazer atividades físicas ajuda a lidar com o transtorno, porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

Inspire e expire pelo nariz e comece enchendo o abdome de ar. Em seguida, sinta o ar subir para o peito. Ao expirar, esvazie o tórax primeiro e depois sinta o abdome esvaziar como um balão. Este padrão respiratório lento, consciente e específico ajuda a focar a mente no momento presente.

6 remédios caseiros comprovados para ansiedade

  1. Kava-kava. ...
  2. Valeriana. ...
  3. Ashwagandha. ...
  4. Erva cidreira. ...
  5. Camomila. ...
  6. Lavanda.

Dicas de destinos para relaxar

  • Chapada dos Veadeiros – Goiás.
  • Itacaré – Bahia.
  • Cunha – São Paulo.
  • Jalapão – Tocantins.
  • Jericoacoara – Ceará
  • Tiradentes – Minas Gerais.
  • Floresta Amazônica – Amazonas.

6 TÉCNICAS PRA RELAXAR EM 60 SEGUNDOS

  1. Contagem regressiva olhando para cima. Essa simples tarefa pode ajudá-lo a relaxar, já que transfere toda a sua concentração para só uma tarefa. ...
  2. Faça lanchinhos. ...
  3. Anote suas preocupações. ...
  4. Controle a respiração por 60 segundos. ...
  5. Leia. ...
  6. Relaxe os músculos.

Chocolate, refrigerante, produtos industrializados, entre outros possuem uma quantidade elevada de açúcar, até mesmo nos produtos lights e diets! Altos níveis de açúcar prejudicam capacidades cognitivas como memória e aprendizado, além de interromper a sinalização da insulina.

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas. Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

Pequenos hábitos (todos eles simples) podem melhorar a qualidade mental de uma pessoa. Assim, devemos aproveitar os benefícios da atividade física também para a mente.
...

  • 5 exercícios físicos para manter a saúde mental. ...
  • Caminhadas e corridas. ...
  • Yoga. ...
  • Musculação. ...
  • Esportes em equipe. ...
  • Ciclismo.

Escreva

  1. Ser consistente. Dedique pelo menos 15 minutos para escrever a cada dia. ...
  2. Vá com o fluxo. Escreva sobre qualquer coisa que vier à mente. ...
  3. Tenha-o perto de você. Mantenha seu diário ao seu lado para estar atento a quaisquer pensamentos difíceis ou recorrentes que surjam durante o dia.
  4. Tire um tempo para refletir.

A fadiga mental está relacionada aos sintomas prolongados de estresse, ansiedade, depressão ou excesso de trabalho. Esse tipo de fadiga é diferente do esgotamento psicológico, por exemplo. Na fadiga uma pessoa sente uma perda considerável de energia, desmotivação e apatia.