O que ajuda a passar a diarreia?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 7 votos

8 alimentos para comer quando se está com diarreia

  • Batata. As batatas são ricas em cálcio, ferro e aumentam a efetividade do sistema imunológico. ...
  • Cenoura. ...
  • Banana. ...
  • Maçã (sem casca) ...
  • Melancia. ...
  • Carnes brancas. ...
  • Arroz ou caldo de arroz. ...
  • Sopa de legumes.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.

Alguns estudos sugerem que ele trata diarreia infecciosa e associada a antibióticos em crianças e adultos. Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

Você deve procurar um médico quando os sinais e sintomas piorarem, quando notar sangue nas fezes e não conseguir se hidratar adequadamente apenas com líquidos por boca. De acordo com o Dr. Andrade, os sinais da desidratação são fraqueza, mãos geladas, tontura ao se levantar e frequência do coração aumentada.

Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro. Mas em outras provoca uma piora, pois o amido acaba servindo como alimento para as bactérias que estão no intestino.

Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.

O Gatorade pode ser útil para reidratar o corpo durante um episódio de diarreia, mas é importante intercalar o consumo com água e considerar outras soluções de reidratação, como Pedialyte ou SRO. Se a diarreia persistir por mais de 48 horas, é importante procurar atendimento médico.

Evite a constipação: 4 alimentos que prendem o intestino

  1. Banana Verde. Como um dos alimentos mais nutritivos do planeta, a banana é rica em potássio, fósforo, cálcio e ferro. ...
  2. Maçã ...
  3. Leite de vaca. ...
  4. Refrigerante. ...
  5. Outros alimentos.

“Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.

Da seguinte maneira: gastroenterite viral: caracterizada por diarreia aquosa. A causada pelo adenovírus, por exemplo, pode durar entre uma a duas semanas7; gastroenterite bacteriana: apresenta mais chances de causar prostração, febre e diarreia com sangue.

A diarreia persistente pode ter inúmeras causas. As mais comuns são as intolerâncias alimentares, o uso prolongado de certos tipos de medicamentos e a ocorrência de infecções por bactérias ou vírus. Entretanto, essa condição também pode estar relacionada a algumas alterações intestinais.

Além de beber muita água e provar mistura de vinagre de cidra de maçã, chás de ervas quentes também entram na lista do que tomar para a diarreia. Gengibre, camomila e chás verdes são todas boas escolhas, pois podem ter um efeito calmante no seu estômago.

Esta intoxicação não é grave quando tratada adequadamente, e em média, dura dois a cinco dias.

Além de arroz branco, macarrão e carnes magras, vale incluir no cardápio: maçã ou pera (sem casca), banana prata, goiaba, limão, maracujá e pêssego; sopa de legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, inhame, e abóbora; pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.

No Brasil, ainda, é preconizada a associação sulfametoxazol-trimetoprim como opção terapêutica para a diarreia causada por Shigella4. A Organização Mundial da Saúde (OMS)2 recomenda a ciprofloxacina em qualquer faixa etária. Como opções, sugere outras fluoroquinolonas, e nos casos de multirresistência, a ceftriaxona.

Programas de reidratação, que seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, recomendam o consumo de banana na presença de diarreia, porque colabora para que o organismo não fique desnutrido, conforme ensina o Dr. Flávio Rotman, no livro A Cura Popular pela Comida.

Evitar bebidas alcoólicas, café, sumos de fruta e leite/lacticínios (excepto iogurte natural).