O que ajuda a diminuir a fraqueza da quimio?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

O exercício físico, quando bem supervisionado por um fisioterapeuta, fisiatra ou educador físico, ajuda o paciente a lidar com esse sintoma. Se ele possui um condicionamento físico normal, não é idoso nem obeso, a recomendação é que ele faça de cinco a seis horas semanais.

Um dos sintomas mais comuns durante a quimioterapia é o cansaço. Geralmente, o corpo fica mais fraco. Por isso, recomendamos buscar formas de permanecer mais tempo deitado ou sentado. O momento pode ser ideal para ler um livro que ficou escondido na gaveta, ouvir uma música na varanda de casa ou maratonar uma série.

Alimentos leves e líquidos – mingau e aveia, torradas, biscoitos integrais e bolachas de água e sal podem cair bem, assim como alimentos frios, frutas em pedaços, água de coco, gelatinas, sorvetes e iogurte.

Evite alimentos muito condimentados, gordurosos ou com excesso de açúcar. Intercale pratos líquidos com os sólidos, principalmente sopa de legumes – além de variar nos ingredientes, para que possa aumentar o apetite. Se houver ausência de paladar, utilize ervas e especiarias para acentuar o sabor dos alimentos.

Outro nutriente que ajuda a aumentar a imunidade após a quimioterapia é o ômega 3. Ele faz parte dos ácidos graxos, que possuem função anti-inflamatória e podem contribuir com o controle da imunidade. Você pode encontrar ômega 3 facilmente em sardinhas, atum, salmão, nozes, sementes de linhaça e chia.

Vitamina B12 – atua na criação de anticorpos e proliferação das células que formam o sistema imunológico, ajudando o corpo a se prevenir contra infecções. A ingestão diária recomendada é de 2,4mcg. Principais fontes de vitamina B12:5.

Existem alimentos e condimentos que agem estimulando a função imunológica e que você pode incluir na sua dieta tais como:

  1. Alho.
  2. Cúrcuma ou açafrão.
  3. Gengibre.
  4. Cravo.
  5. Chá verde e preto.
  6. Iogurte caseiro.
  7. Mel.

De acordo com a médica, essa fadiga relacionada ao câncer pode ser causada pela própria doença, devido às substâncias inflamatórias que ela libera; pode ser um efeito colateral do tratamento (seja ele radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou terapia-alvo) ou ainda provocada por outras doenças presentes, como ...

Antes da quimioterapia
Foque em alimentos anti-inflamatórios, como: cebola. cenoura. gengibre.

Isso porque os medicamentos agem diretamente na corrente sanguínea e afetam a produção de glóbulos brancos, diminuindo a imunidade das pessoas que estão realizando tratamento contra o câncer. Uma grave deficiência de glóbulos brancos é chamada de neutropenia e afeta cerca de metade dos pacientes em quimioterapia.

O paciente adoece entre três e sete dias após o ciclo da químio. Muitas vezes é necessário interromper o tratamento para tratar a infecção e depois retornar ao tratamento.

A contagem de neutrófilos costuma cair entre 3 e 7 dias após cada ciclo do tratamento, variando conforme a dose ou tipo de quimioterapia. De 7 a 14 dias após o ciclo, a imunidade atinge seu pico mais baixo, sendo esse momento em que o paciente está mais vulnerável e precisando se cuidar!

A quimioterapia branca é considerada mais branda porque as antraciclinas, compostos da vermelha, são mais ácidas e costumam ser agressivas às veias periféricas, como as da dobra do braço e do dorso da mão. No entanto, as reações vão depender bastante do organismo do paciente.

Adicione calorias aos alimentos saudáveis. O corpo precisa de gordura para manter a energia e mobilizar as vitaminas no sangue. Coloque azeite de oliva ao arroz e massas ou no até mesmo no pão. Sopas podem ser outra boa opção.

Suco para aliviar sintomas da quimioterapia
De acordo com a Isabelle, há algumas frutas e combinações que podem ajudar nos efeitos colaterais. São elas: Abacaxi com gengibre e hortelã, para náuseas. Mamão com laranja, para constipação.

Neste caso, sopas e cremes são ótimas opções, pois, além de hidratar são de fácil digestão. Outro dado importante sobre a hidratação é que o resíduo da quimioterapia é excretado principalmente pela urina. Logo, tomar água ajuda a desintoxicar o organismo dos resíduos que as drogas quimioterápicas produzem.