O que ajuda a aliviar a cólica?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

10 dicas para aliviar a cólica menstrual: rápida e caseira

  • 1 – Bolsa de água quente. ...
  • 2 – Massagem. ...
  • 3 – Exercícios e alongamento. ...
  • 4 – Fuja dos alimentos gordurosos. ...
  • 5 – Nutrição correta. ...
  • 6 – Chás. ...
  • 7 – Acupuntura. ...
  • 8 – Descanse.

6 truques para acabar com a cólica menstrual rápido

  1. Compressas de água morna no abdômen. ...
  2. Tomar chá de gengibre com valeriana. ...
  3. Utilizar pontos de reflexologia. ...
  4. Fazer exercícios para as cólicas. ...
  5. Não ingerir cafeína nem álcool. ...
  6. Evitar comer doces e salgados.

Cólica menstrual intensa pode ser sinal de Endometriose
É caracterizada pelo crescimento do endométrio (mucosa que reveste o interior do útero) fora da cavidade uterina, em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga. Um dos principais sintomas da endometriose são as cólicas intensas.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

As pessoas normalmente sentem suas cólicas imediatamente antes ou no momento em que o sangramento começa em cada ciclo. As cólicas geralmente duram cerca de 1 a 3 dias e podem começar a partir de uma dor forte e que melhora com o passar das horas, ou vai e volta aleatoriamente.

Fica mais dilatado durante a menstruação
Além de ficar mais aberto, na fase fértil, ele fica mais profundo e mole. Já durante a menstruação, ele fica mais firme, igual a ponta do nariz, e baixo para permitir que o sangue flua.

Cólica pode ser sintoma de doenças
Dentre elas, endometriose, adenomiose, cistos e miomas. "A dor pode vir acompanhada de náusea, vômito, aumento do fluxo menstrual, diarreia e fadiga. A menina pode até desmaiar de dor. Então, tem que ir ao hospital", orienta a ginecologista.

O suco de abacaxi, maçã, gengibre e louro é fácil de fazer e ajuda no combate às cólicas menstruais, pois carrega várias propriedades que melhoram o funcionamento do corpo da mulher nos períodos mais difíceis do mês. Enquanto o abacaxi e o gengibre são diuréticos naturais, a maçã ajuda no funcionamento do intestino.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

De lado com os braços dados. Apesar de pouco comum, essa posição pode ser bem cômoda para dormir com cólica. Para deixá-la ainda mais cômoda e dar mais suporte à coluna, é bom colocar um travesseiro ou almofada entre as pernas. A posição consiste em deitar de um lado e dar uma espécie de abraço em si mesma.

Hidrate-se.

  1. Outra opção é comer alimentos ricos em água, pois eles nutrem e hidratam. Alguns exemplos são melancia, morangos, aipo, alface e pepino.
  2. Tome menos café, pegue leve no refrigerante e evite chás. Bebidas com cafeína desidratam e pioram as cólicas.

Caso esteja tendo cólica, dor de cabeça ou cansaço, por exemplo, pode ser que ela só precise de alguém que a entenda. Mostre compaixão e, assim, ela vai sentir todo o seu apoio. Você também pode mandar "Deve ser muito difícil passar por isso." ou "Conta comigo pro que der e vier. Pode me pedir qualquer coisa".

A ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler indica atividades físicas leves como caminhada, alongamento e ioga, bolsa de água quente no local dolorido e um banho relaxante como possíveis formas de amenizar as cólicas. Outras opções são os contraceptivos e a gravidez, mas apenas em determinados casos.

Cólica dói tanto quanto infarto
Em entrevista ao site Quartz, o professor de saúde reprodutiva John Guillebaud, da University College London, disse que a dor pode ser tão severa a ponto de ser comparada com um ataque do coração.

Isso ocorre por que a produção de prostaglandinas durante o ciclo faz com que as paredes do útero se contraiam e produzam cãibras, náuseas e vômitos. A dor da cólica também pode ser tão forte a ponto de estimular o vômito.

Fique atenta às cólicas muito fortes, pois não é normal sentir dores tão intensas. Mesmo no período pré-menstrual, a cólica extremamente dolorosa indica alguma anormalidade no sistema reprodutor. As alterações podem ser doenças como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas².

Quando a cólica ocorre fora do período menstrual, mas não é recorrente, não é necessário se preocupar. No entanto, se essa cólica persistir fora do período menstrual por mais de um mês é importante procurar um ginecologista, pois pode indicar doenças ginecológicas.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  • Nadar.
  • Usar calça jeans.
  • Fazer exercício físico.
  • Fazer sexo.
  • Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  • Lavar o cabelo.
  • Cozinhar.

A dipirona é um fármaco que tem ação antipirética (febre) e analgésica (dor), sendo indicada para dores de cabeça, dores musculares, cólica renal, cólica menstrual, pós-operatórias e de outras origens.