O que ajuda a acalmar a tosse?

Perguntado por: cramos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

Uma medida caseira que pode ser feita para aliviar inflamação e desconforto na garganta é o gargarejo com água morna e sal, que pode ser repetido ao longo do dia para manter a tosse sob controle.

Gargarejo de água e sal
Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.

A tosse seca persistente não é curada da noite para o dia. Por isso, você deve seguir algumas dicas para diminuir o desconforto ao longo do dia: Beba água para manter as vias aéreas lubrificadas e para expectorar secreções presas.

O quarto é um ambiente que costuma ter muita poeira, ácaro (devido ao colchão, travesseiros, cobertor, etc) e outros agentes causadores de alergia. Por isso, se você é uma pessoa alérgica, isso pode explicar por que sua tosse piora à noite. Principalmente se tem o hábito de deixar o quarto fechado ao se deitar.

TOSSE SECA NOTURNA
Isso acontece quando, ao ficarmos por longos períodos em locais fechados por muito tempo, o ar muda e acaba se tornando mais seco e, por conta disso, a garganta começa ficar mais irritada, provocando a tosse.

Também podemos citar a importância de ajustar a posição de repouso, deixando a cabeça mais elevada em relação ao corpo, para facilitar o fluxo de secreção na garganta com o auxílio da gravidade, diminuindo os fatores que provocam as crises de tosse à noite.

Como utilizar a cebola para diminuir a tosse e a expetoração? A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

Agentes irritantes
Mesmo sem o clima seco favorecendo sua ação, a presença de agentes irritantes pode levar a uma crise de tosse como parte de uma reação alérgica. Nesse contexto, podemos citar fatores como a poluição, fumaça de cigarros, pólen, ácaros, pelos de animais, entre outros alérgenos.

Existe um truque caseiro muito conhecido na internet é supostamente para aliviar ou diminuir tosses e coriza. Como o título diz, o truque consiste em colocar uma cebola cortada perto da cama, em uma mesa de cabeceira, por exemplo, e deixar durante toda a noite.

“Nessa posição, a língua desloca-se para trás, estreitando a passagem de ar e atrapalhando a respiração. Além disso, a coluna não fica totalmente alinhada, podendo causar problemas de saúde futuros”, acrescenta a especialista. A melhor posição, de acordo com Renata, é a lateral, preferencialmente do lado esquerdo.

A alegação de que a cebola ajuda a tratar a tosse é justificada pela existência de “polifenóis” no alimento, o que, supostamente, “permite descongestionar o nariz e é um mucolítico natural”.

Tratamento da tosse alérgica
Beber mais água que o habitual ajudará a acalmar a garganta, diminuindo um pouco a tosse. Ao perceber os sintomas, procure um médico alergista para definir o melhor tratamento. O ideal é que ele indique o que fazer quando os sinais aparecerem novamente.

Xarope 44E é um expectorante para alívio da tosse que acompanha gripes e resfriados tanto seca quanto com catarro. Xarope 44E tem uma tecnologia muco-adesiva que reveste a garganta para aliviar a irritação.

Antialérgicos podem ser a melhor forma de controlar a tosse alérgica, assim como as infusões medicinais. A inalação deve ser considerada diante do clima seco e poluição do ar. Ela auxilia na umidificação das vias, facilitando o muco a eliminar os agentes irritantes.