O quê AJE Saluga come?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Gosta de arroz, mel e farinha perfumada, ovos, frutas, doces, etc... etc... AJE ko yawa je ni ile mi o.

Ajè venha e esteja comigo em minha vida. Àse. Ajé chegou Devemos manipulá-la com cuidado Que a casa seja de sorte vamos louvá-la no dia Ajé infinitamente chegou devemos manipular Ajé com sabedoria para que a casa seja de sorte Vamos louvá-la hoje Ajé dona do dinheiro Asé. Oríkì Ajè.

Conhas; mar; búzios; espuma do mar. Na Mitologia iorubá, Ajè-Xalugá é considerada filha de Iemanjá com Olocum, ambas divindades consideradas donas do mar.

Aje é um dos novos Orixás para mim. No Culto Tradicional Yorubá à cultuamos para conquistar a prosperidade, o progresso econômico, assim como para adquirirmos sabedoria para administrar o nosso próprio dinheiro. Ela ensina sobre a paciência, tolerância, sabedoria e abençoa com longevidade quem a cultua.

Flores brancas (ela não aceita de outra cor), perfume de alfazema, velas, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e mel, outros presentes que agradam as mulheres, como joias e espelhos, além de pedidos e súplicas.

Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá.

Oxalá – Orixá maior
Não é líder mas não se submete facilmente a liderança dos outros, ou seja, não manda mas não gosta de ser mandado.

Òrìsà-Nlá ou Obàtálá, “O Grande Òrìsà” ou “O Rei do Pano Branco”, ocupa uma posição única e inconteste do mais importante orixá e do mais elevado dos deuses iorubás. Foi o primeiro a ser criado por Olódùmarè, o Deus Supremo. É também chamado Òrìsà, ou Obà-Igbò ou Òrìsà-Ìgbò [...]

Oferenda para Olokun
Suas comidas preferidas são: tiras de banana verde frita, porco frito e akará. Apesar disso, é aconselhável apenas que pessoas iniciadas em cultos de Candomblé e nações africanas façam essas oferendas, pois é preciso muito respeito e cautela para se chamar a energia de Olokum.

Esu Alaaje é uma divindade que é Èsù, e que não há uma iniciação específica a ele. No Brasil seu culto vem crescendo, porém ainda é pouco compreendido.

Okê Oxossi ou Okê Arô
Cumprimentos voltados ao orixá Oxossi indicando “salve aquele que grita,” ou “Dê seu brado, majestade!”.

São orixás funfuns: Oxalufã, Obatalá (Oxalá), Odudua, Oxapopô, Oxaguiã e Obalufom, sendo este último disputado por alguns autores.

Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. Sendo geralmente representado sob a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um arquétipo de luta e conquista aos que se dedicam à sua adoração.

O que é Alujá ? Alujá é um toque especifico do orixá Xangô que ritmo produzido pelo som dos atabaques aceleram em ritmo crescente, os passos de quem acompanha a dança gestos simbolizam a saga de guerreiros , os atabaques aceleram gradativamente o ritmo tornando mais vibrante os passos dos que dançam.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”.

A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.

Continuar lendo Que AJE ou age?