O que afirma São Paulo em Romanos 5 20?

Perguntado por: ogomes5 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Para falar desse tema, começo com a afirmação de São Paulo aos Romanos de que “onde proliferou o pecado superabundou a graça, a fim de que, assim como o pecado reinará05 para a morte, assim, pela justiça, a graça reine para a vida eterna por Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 5, 20-21).

Existir em abundância, exceder o necessário.

A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.

Paulo evidentemente tinha motivos para suspeitar que tais mal-entendidos tivessem chegado aos membros da Igreja em Roma, assim o apóstolo escreveu para aliviar qualquer problema antes de ele chegar.

A Carta de Paulo aos Romanos foi escrita provavelmente em 57 d.C. Na cidade de Corinto, pouco antes da visita do apóstolo à Jerusalém. A epístola foi ditada por Tércio e entregue à igreja em Roma por Febe, auxiliar da igreja de Cencreia, subúrbio de Corinto, que estava de saída para Roma.

Apóstolo Paulo

Romanos 5 é o quinto capítulo da Epístola aos Romanos, de autoria do Apóstolo Paulo, no Novo Testamento da Bíblia.

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? destinadas ao matadouro". 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.

20A Lei interveio para fazer proliferar a falta, mas, onde abun- dou o pecado, superabundou a graça. 21E deste modo, tal como o pecado reinava dando a morte, assim também reinará a graça que concede justiça [um indulto de perdão] para vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso.

Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. Também pode corresponder a características agradáveis de uma pessoa. Alguém que tem graça, agrada e atrai outras pessoas através das suas palavras e atitudes.

1. Existir, ter ou produzir em grande quantidade. 2. Estar cheio, rico; afluir.

- a graça preveniente; - a graça justificadora; - a graça santificadora.

Outro aspecto que define a graça é a capacitação. Paulo, assim, escreve em Romanos 12.3: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe.

Paulo em sua missão se dirigia aos grandes centros urbanos. Aí buscava pessoas da periferia, inicialmente aos judeus. Após ter a rejeição dos judeus e conflitos com estes passou anunciar o evangelho aos pagãos, isto é aos helenistas.

Cuidadoso quanto ás leis e ordens da mesma. Como tal ele não poderia admitir as palavras do povo que dizia que aquele homem que vira ao mundo era o filho de Deus chamado Jesus Cristo de quem o povo não cessava de relatar.

Natural ou habitante de Roma.

Há anos Paulo desejava pregar o evangelho em Roma (ver Atos 19:21; Romanos 1:15; 15:23). Ele também esperava poder usar a Igreja em Roma como uma base para poder servir missão na Espanha (ver Romanos 15:22–24, 28).