O que afeta as cordas vocais?

Perguntado por: umata . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Entre as diversas condições clínicas responsáveis, podemos incluir doenças respiratórias (rinites, resfriados, gripes), laringites inflamatórias, infecciosas, lesões das cordas vocais (nódulos, pólipos, cistos), paralisia de cordas vocais, refluxo gastroesofágico, câncer laríngeo, uso abusivo da voz, doenças ...

Nódulos nas Pregas Vocais
Perda de fôlego, pigarros constantes e alteração no timbre da voz são outros sintomas comuns.

Comumente a água e a maçã são os alimentos mais citados pela população como benéficos a voz, os estudos mostram que a ação adstringente da maçã auxilia na limpeza da boca e da faringe, diminuindo o excesso de secreção e favorecendo uma melhor ressonância da voz, enquanto a água hidrata as pregas vocais diminuindo a ...

Por mais que o efeito não seja imediato, o consumo de frutas ricas em água como melancia e melão ajudam a manter a garganta hidratada. Além disso, alguns estudos sugerem que o extrato de frutas mais ácidas, como o maracujá, também tenha efeito positivo na proteção vocal.

As lesões das cordas vocais manifestam-se geralmente com rouquidão, alteração do timbre vocal, interrupções frequentes de sons, fadiga vocal e redução na gama de sons. Associa-se por vezes tosse seca, pigarro e cansaço.

Inflamações como laringites, malformações das cordas vocais ou até tumores podem ser causadores de alterações na voz. Laringite: a inflamação na laringe pode causar rouquidão, falhas e até a perda da voz. Além disso, o paciente pode ter tosse, febre e dificuldade para engolir. A laringite pode ser aguda ou crônica.

A hidratação é imprescindível para cuidar das pregas vocais, porque lubrifica a região. Dessa forma, todos os dias tome cerca de dois litros de água, em temperatura ambiente. Enquanto estiver falando em uma apresentação ou reunião, beba água em pequenos goles.

Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”. Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações. Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe. Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

Ingredientes caseiros para aliviar a rouquidão

  • gengibre;
  • mel;
  • alho;
  • hortelã;
  • limão.

Gargarejos. Esse é um poderoso remédio caseiro para rouquidão e pode ser feito com água morna e uma pequena colher de chá de sal ou, caso já tenha em casa, a combinação entre romã e mel. Os gargarejos ajudam a musculatura das cordas vocais limpando a garganta e auxiliando no controle da inflamação.

Sucos também ajudam a hidratar, mas consuma com moderação; O consumo de chás (de flores, frutas, camomila, erva-doce, entre outros) também beneficia a saúde vocal; Beba bastante água ao longo do dia; Para saber a quantidade de água ideal para o seu corpo, multiplique seu peso por 30.

Sua origem tem a ver com o fato de que o ovo tem propriedades anti-inflamatórias, que poderiam contribuir com a saúde da garganta e das cordas vocais. Porém, não há nenhuma comprovação científica de que haja impactos positivos na voz.

açúcar: o açúcar pode ter ação inflamatória no organismo, levando a aumento no volume de catarro produzido pelo corpo; refrigerantes: essas bebidas são ricas em açúcar e sódio, dois componentes que podem ter ação inflamatória e levar ao aumento na produção de muco.

A maioria das laringites é aguda e autolimitada, com duração menor que 3 semanas.

O que é e quais os sintomas?

  1. rouquidão;
  2. dificuldades ao falar;
  3. perda da voz;
  4. alteração do timbre vocal;
  5. tosse seca prolongada;
  6. perda do fôlego ao falar;
  7. irritação na garganta;
  8. diminuição do volume da voz.

LARINGE

  • Irritação da garganta que não passa.
  • Rouquidão e mudança de voz, que persistem por mais de 15 dias.
  • Aparecimento de nódulo no pescoço.
  • Tosse constante.
  • Dor ou dificuldade para engolir.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.

Sintomas. Os sintomas de nódulos, pólipos e granulomas das cordas vocais incluem rouquidão crônica e voz sussurrada, que tendem a se desenvolver ao longo de dias a semanas.

Em caso de agravamento dos sintomas, como febre persistente, dor que não cede com a medicação ou dificuldades respiratórias deve procurar o médico com urgência.

A rouquidão é um sintoma caracterizado pela alteração na qualidade vocal. Ela pode simplesmente estar ligada a fatores como o uso abusivo e mau uso da voz ou até servir de alerta para uma doença mais grave. A otorrinolaringologista Dra.