O que afeta a saúde mental do trabalhador?

Perguntado por: dbernardes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

A organização do trabalho, a submissão a chefias autoritárias, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência crescente de produtividade também são fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um disturbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

Segundo a OMS, as jornadas de trabalho acima de 55 horas semanais podem aumentar em 17% as chances de ataque cardíacos e de 35% o risco de mortes por AVC nos funcionários.

Insatisfação com o chefe, jornadas de trabalho muito exaustivas, cobranças acima do normal, metas inalcançáveis, competitividade entre profissionais, incerteza quanto ao futuro e a carreira, salários absurdos, entre outros fatores.

Principais problemas que afetam a qualidade de vida no trabalho

  • Falta de comunicação. ...
  • Falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. ...
  • Ausência de ferramentas adequadas para execução das tarefas. ...
  • Treinamento inadequado ou inexistente. ...
  • Ambiente de trabalho desconfortável.

Síndrome de Burnout
Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.

Uma das melhores formas de prevenir doenças mentais no trabalho é contar com o apoio de uma equipe especializada. Essa equipe médica terá a capacidade de identificar e encaminhar pacientes com doenças mentais para os tratamentos corretos precocemente.

Ele ressalta que as doenças mentais associadas ao trabalho mais comuns são depressão, transtorno de pânico, ansiedade e síndrome de bournout.

A Síndrome de Burnout resulta do estresse crônico no trabalho e é composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional.

Porém, a demissão de um colaborador com qualquer tipo de doença ou transtorno mental não é uma prática legal e pode até mesmo significar o risco de processos trabalhistas para a empresa, principalmente se comprovado que a organização foi a causa do transtorno.

Uma das explicações para isso é a Síndrome do Esgotamento Emocional. Ela se manifesta quando uma pessoa é submetida a uma carga de estresse muito intensa e constante, fazendo com que esteja sempre no limite das suas emoções. O organismo e a mente humana conseguem suportar uma determinada carga de estresse diário.

Se você quer manter a sua saúde mental, é importante manter-se afastado de relacionamentos tóxicos, em que agressões psicológicas ou até mesmo físicas são constantes. Relações desse tipo podem afetar gravemente a sua autoestima e desencadear uma série de transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Causas e fatores de risco
Infecções. Hipoglicemia. Baixa oxigenação. Estresse ou ansiedade elevados.

dicas para uma melhor saúde mental

  1. 1 - Cuide do seu corpo. ...
  2. 2 - Evite o consumo de álcool e outras drogas. ...
  3. 3 - Mantenha boas relações com as pessoas ao seu redor. ...
  4. 4 - Trabalhe com a realidade e com o presente. ...
  5. 5 - Elimine as fontes de estresse. ...
  6. 6 - Dedique um tempo para você ...
  7. 7 - Não se cobre tanto.

Não ouvir outras opiniões
Trabalhar em equipe é saber ouvir outras ideias, pontos de vista e estar aberto a sugestões. É preciso dosar as suas opiniões com as dos demais membros da equipe ou da organização.

Principais doenças ocupacionais

  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. ...
  • Asma Ocupacional. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Surdez temporária ou definitiva. ...
  • Antracose Pulmonar. ...
  • DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.

5 atitudes que vão te prejudicar no trabalho

  • Faltas constantes. Se você vai faltar, é bom ter uma boa explicação para isso. ...
  • Crítica aos colegas. Nem pessoal nem profissional. ...
  • Uso indevido dos recursos da empresa. ...
  • Reclamações em público. ...
  • Mentiras.

Manter-se ativo
O exercício regular pode ser útil em aumentar a autoestima e ajudar na concentração, sono e bem-estar geral. Fazer exercícios não significa apenas praticar esportes ou ir à academia. Especialistas dizem que a maioria das pessoas deve fazer cerca de 30 minutos de exercícios pelo menos 5 vezes por semana.

A associação entre uso de álcool e outras drogas, com sofrimento mental, alta vulnerabilidade social e miséria, compõe um cenário extremamente grave e complexo para o sistema de saúde e para os serviços de saúde mental em especial.