O que afeta a fala?

Perguntado por: asalgado . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras.

Os transtornos de linguagem nos adultos são, geralmente, causados por algum tipo de trauma. Os distúrbios podem aparecer em casos de traumatismo, acidente vascular cerebral (AVC) ou também em situações de doenças degenerativas como o Alzheimer.

A afasia é caracterizada pela perda da linguagem como consequência de uma lesão cerebral, em geral do lado esquerdo do cérebro.

Conheça os principais distúrbios da fala

  • Distúrbio da Motricidade Oral.
  • Atrasos de Aquisição de Linguagem.
  • Distúrbios da Leitura Oral e Escrita.
  • Distúrbios da Voz (Disfonias)
  • Gagueira.
  • Afasia e Disartria.

Córtex cerebral
É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção.

Quais são as causas por trás do atraso na fala?

  • falhas na audição;
  • distúrbios específicos de linguagem;
  • alterações neurológicas;
  • deficiência intelectual;
  • autismo;
  • apraxia da fala;
  • falta de estimulação verbal;
  • uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

“Se as primeiras palavras não se desenvolvem, a fala da criança é difícil de entender, ela substitui e omite determinados sons e sempre parece agitada e inquieta, tais sinais podem indicar que há alterações auditivas”.

Para pessoas com comprometimento mais grave, uma abordagem de estímulos (repetir palavras para a pessoa) e a abordagem de estímulo programado (falar palavras e apresentar objetos que podem ser tocados ou vistos) ajudam a recuperar a capacidade de usar a linguagem.

Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.

A Associação Americana de Fonoaudiologia define como Apraxia de Fala na Infância o “distúrbio neurológico motor da fala em crianças, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários ao ato de falar quando o indivíduo não apresenta nenhum déficit neuromuscular (reflexos anormais, tônus ...

Ainda assim, nenhum destes problemas está relacionado com a perda da fala. Se não houve danos as cordas vocais, é possível sim, voltar a falar.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  1. Fraqueza de um lado do corpo.
  2. Alteração ou perda de visão.
  3. Dificuldade para falar.
  4. Desvio de rima labial (sorriso torto)
  5. Desequilíbrio e tontura.
  6. Alterações na sensibilidade.
  7. Dores de cabeça fortes e persistentes.
  8. Dificuldade para engolir.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um problema de desatenção, hiperatividade, impulsividade ou uma combinação de todos. Seu diagnóstico se apresenta com mais frequência em meninos. Seus efeitos podem causar danos na área escolar, por conta da falta de atenção.

As causa mais comuns, associadas aos distúrbios da linguagem são disfunções neurofisiológicas; distúrbios emocionais; déficits sensoriais (surdez devido à infecções perinatais como sífilis, rubéola, toxoplasmose; prematuridade e baixo peso; asfixia perinatal severa; meningite); distúrbios orofaciais como lábio leporino ...

De acordo com alguns estudos, as palavras são percebidas através de um centro especializado de recepção de palavras (área de Wernicke) que está localizado na junção temporoparietal esquerda. Essa região junto com o córtex frontal também são responsáveis pelo compreensão das palavras e articulação de frases.