O que afeta a capacidade de comunicação da pessoa?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

A afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação de uma pessoa. Isso significa que a fala, leitura, escrita e compreensão podem ser afetadas por esse distúrbio. Talvez você tenha se lembrado do Cebolinha, que trocava o “R” pelo “L” e esteja se perguntando se esse é um exemplo de afasia.

As dificuldades com a linguagem podem se manifestar de várias formas, sendo muito comuns as seguintes: dificuldade de compreensão de textos (a pessoa precisa ler várias vezes para interpretar), dificuldade de desenvolvimento de mensagens escritas (como, por exemplo: escrever um e-mail ou um post com uma ideia clara e ...

Por Transtorno da Comunicação, podemos entender qualquer dificuldade, atraso ou alteração no desenvolvimento de habilidades comunicativas. Esse tipo de transtorno pode estar presente em crianças e adultos e ter diferentes causas.

Veja quais são eles:

  • Ambiente conturbado. Locais onde há muito barulho, circulação de pessoas e outras distrações podem ocasionar falta de atenção no receptor, fazendo com que esse não compreenda de forma satisfatória uma mensagem. ...
  • Momento em que a mensagem é passada. ...
  • Tipo de linguagem.

São eles:

  • emissor;
  • receptor;
  • mensagem;
  • canal;
  • código;
  • contexto.

48), o transtorno da comunicação social (pragmática) caracteriza-se por uma dificuldade primária com a pragmática, ou o uso social da linguagem e da comunicação, conforme evidenciado por déficits em compreender e seguir regras sociais de comunicação verbal e não verbal em contextos naturais, adaptar a linguagem ...

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Quais os tipos de barreiras da comunicação?

  1. Barreiras mecânicas. As barreiras mecânicas são causadas por equipamentos de comunicação que não funcionam como deveriam. ...
  2. Barreiras psicossociais. ...
  3. Barreiras pessoais. ...
  4. Barreiras burocráticas. ...
  5. Barreiras hierárquicas. ...
  6. Barreiras geográficas. ...
  7. Omissão. ...
  8. Barreiras de linguagem.

Os 4 principais problemas causados pela falta de comunicação

  1. 1 - Problemas de relacionamento entre as pessoas. Na sua empresa existe muita conversa de corredor ou do chamado cafezinho? ...
  2. 2 - Desgaste das relações entre as equipes. ...
  3. 3 - Perdas produtivas. ...
  4. 4 – Perdas Financeiras.

Falta de escuta ativa e diálogo: Não saber dialogar e escutar o outro ativamente também provoca grandes falhas na comunicação.

As conseqüências geradas por falhas na comunicação poderão trazer graves problemas para as organizações, uma vez que o colaborador não entendeu e continua agindo da mesma forma ou passando para frente informações erradas, cria-se uma bola de neve que é jogada no despenhadeiro.

Veja sete dicas para isso:

  1. Saiba escutar o outro. ...
  2. Faça as perguntas certas. ...
  3. Use a linguagem corporal. ...
  4. Pratique a comunicação não violenta. ...
  5. Esteja aberto a novas ideias. ...
  6. Tenha um planejamento. ...
  7. Use os jogos ao seu favor.

Tome medidas para melhorar a comunicação
Claramente entregar sua mensagem – Certifique-se de que sua mensagem é clara e acessível ao seu público-alvo. Para fazer isso, é essencial que você fale clara e educadamente - fazendo sua mensagem ser entendida, sem causar confusão ou ofensa.

“O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.” (Peter Drucker)

É uma dificuldade persistente para adquirir e desenvolver a fala e a linguagem. Aparentemente a criança possuiu todas as condições para falar, mas ela não consegue ou apresenta muita dificuldade neste processo.

O Distúrbio Específico da Linguagem é caracterizado pelo comprometimento da capacidade de linguagem, podendo afetar uma ou mais áreas responsáveis pela comunicação, como a fonologia, o léxico e a sintaxe.

Como tratar este problema? Ao se deparar com a possibilidade de um transtorno de linguagem, o primeiro passo que os pais ou responsáveis devem tomar é buscar um médico da área da fonoaudiologia. Afinal, é fundamental que o diagnóstico seja feito de forma correta!