O que afasta as cobras?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 5 votos

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

O uso do alho para afastar cobras, além de algumas ervas, como o capim-limão, também é comum, no entanto não possuem eficácia comprovada. Apanhe-a com uma rede: outra maneira de espantar uma cobra é apanhá-la em uma rede com extremo cuidado, para depois soltá-la em uma área afastada de nosso lar.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.

De fato, existem apenas dois países que não têm espécies nativas de cobra. Eles são a Irlanda e a Islândia.

Existem uma série de plantas que pelas suas características acabam por ajudar a afastar cobras da horta tais como: o alho, tabaco, figueira do diabo, calêndula, espada-de-são-jorge, etc. O cheiro intenso do alho por exemplo é responsável por repelir as cobras da sua horta.

Calor e urbanização influenciam. Segundo o biólogo e professor universitário Jackson Preuss, o calor influencia no aumento das atividades das cobras. As mudanças climáticas, que alteram e intensificam o clima no mundo, contribuem muito para o aparecimento dos animais.

mês de maio

O mês de maio é conhecido na nossa região também como o “Mês das Cobras”. Com certeza você já ouviu isso de algum parente mais idoso. A percepção popular é de que as serpentes seriam vistas com mais frequência nesse período.

Use uma armadilha de cola.
Em tamanho pequeno ou grande, essas armadilhas são como caixas que você pode armar em lugares onde você avistou a cobra que está tentando capturar. Essas armadilhas já vêm com iscas já instaladas para atrair a serpente para o lado de dentro.

Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meias-canas e rodapé, além de utilizar telas e vedantes em portas, janelas e ralos, são outras formas de evitar a presença dos animais peçonhentos.

Serpentes costumam buscar abrigos em fendas de pedras dando origem a verdadeiros ninhos de serpentes, filmamos sentas incríveis !

O que nós entendemos como ouvido são apenas ossos modificados para sentir as vibrações. Pelo solo, a cobra consegue sentir os passos da presa. O ouvido é modificado pra ter essas sensações ampliadas, e a serpente consegue sentir a presença de potenciais predadores ou presas. “A cobra sente tudo pela língua.

Dependendo de fatores como temperatura e umidade, pode levar até três meses para que as cobrinhas rompam as cascas e saiam rastejando por aí.

Normalmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sente ameaçada. Por isso ao avistar uma cobra, não pense duas vezes, desvie do caminho dela, a deixando seguir o caminho dela e você o seu.

Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.

Mas além da necessidade de preservação, matar uma cobra é crime ambiental, já que elas são animais silvestres. Quem encontrar uma cobra deve chamar o Corpo de Bombeiros 193.

A primeira delas é endêmica da ilha, ou seja, não ocorre em nenhum outro lugar no mundo. Em relação à concentração de serpentes, segundo o Butantan, o local só perde para a Ilha de Shedao, na China, que abriga por volta de 20 mil desses animais.

Não existem cobras na Irlanda
Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's. No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.