O que afasta as abelhas das roseiras?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Você pode plantar, em diversos pontos do quintal, plantas que espantam abelhas, como louro, jasmim, hortelã, menta e citronela. Também pode ser bem útil passar repelente para insetos no seu corpo.

Se você tem um jardim, terraço, pátio ou varanda, saiba que também existem plantas para espantar vespas e abelhas, cujo cheiro geralmente é desagradável para elas. As plantas mais eficazes para espantar esses insetos são: Louro. Hortelã-verde.

Para espantar as abelhas, você pode plantar, no jardim ou em vasos dentro de casa, algumas plantas cujo odor é desagradável para esses insetos:

  1. Louro.
  2. Hortelã-verde.
  3. Menta.
  4. Jasmim.
  5. Citronela.

Você pode preparar um simples e eficaz fungicida caseiro adicionando meio litro de água, metade desta quantidade de leite, isto é, 250 ml, e uma colherada de bicarbonato. Com esta mistura e com a ajuda de um difusor, regue as folhas, talos e flores da roseira e a planta pode recuperar-se.

Quimicamente semelhantes à nicotina, os neonicotinóides são inseticidas que protegem contra insetos que consomem plantas, como os pulgões, mas prejudicam seriamente os insetos benéficos, como as abelhas.

Fumaça: faça uma pequena fogueira ou acenda a churrasqueira diretamente abaixo do ninho, deixando por 1 a 2 horas a fumaça que sobe entrar na colônia, para forçar a saída das vespas; depois que todas saírem, apague o fogo e descarte a colônia após derrubá-la com uma vara.

Em resumo, as abelhas são muito sensíveis ao cheiro da fumaça e quando sentem a fumaça elas entendem que há um incêndio por perto, saindo de perto o mais rápido possível.

Jogar inseticida, colocar fogo, jogar pedra ou qualquer outro objeto nas abelhas não faz parte das recomendações de segurança, pelo contrário, a situação pode se agravar.

Se usar um inseticida em pó, coloque a ponta do aplicador na entrada e aperte a lata ou garrafa. Se não achar ou não tiver acesso à entrada principal da colmeia, borrife o inseticida em toda a parte externa dela. O produto vai acabar fazendo efeito, embora precise de mais tempo e aplicações.

Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc. Plantas aromáticas como a lavanda e a mirra também são ótimas opções.

As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras.

A providência urgente agora é disponibilizar espaço nas colmeias, substituição de rainhas velhas ou pouco produtivas, pois em colmeias com rainhas velhas ocorre uma maior enxameação, cobrir as colmeias para evitar o excesso de calor no interior da colmeia e eventualmente armar caixas iscas, para aqueles que ainda usam ...

Como se prevenir de ataques:
- As melíponas são menos atacadas que as trigonas, porém, em caso de ataque recomenda-se fechar a entrada esmagando o pito ou com cerume; - Manter espalhadas no meliponário famílias defensivas, como as Scaptotrigonas (Mandaguari ou Canudo), para desestimular o ataque das abelhas limão.

A abelha também pode simbolizar fertilidade, comunicação, ordem, alma e justiça, variando conforme a origem do mito. Além disso, a abelha é sinal de boa sorte e prosperidade quando está por perto.

Quando as abelhas africanizadas são submetidas a um nível de estresse ou privação muito grande, elas podem abandonar a colmeia e estabelecer a colônia em outro lugar. Uma causa comum de abandono é o calor excessivo.

Como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão – Confecção. Misture a cera, geoprópolis, própolis e o álcool dentro da garrafa pet. Deixe a cera, geoprópolis, própolis em pequenos fragmentos, assim mais rápida será a diluição.

O vinagre controla o crescimento bacteriano e fúngico na água da solução das flores e folhagens, fazendo com que elas durem por mais tempo. Faça uma solução nutritiva com um litro de água, duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

Míldio, Murcha dos Botões e Mosaico da Roseira são algumas das principais doenças que atacam a produção de rosas. O mosaico da roseira é uma doença virótica que é caracterizada pelo aparecimento de manchas amarelas, em forma de zigue-zague, na superfície das folhas.

Também é possível preparar um fungicida usando duas colheres de sopa de vinagre e chá de camomila. Essa mistura age de forma eficaz contra vários tipos de fungos nas plantas, já que tem efeito de repelente para diversas pragas e insetos, bem como outros animais.

Faça saquinhos com naftalina
A naftalina também é muito eficiente para espantar as abelhas do local. Você pode fazer saquinhos de tule com bolinhas de naftalina, mas evite que crianças ou animais domésticos tenham contato com a substância.

Entre as inúmeras espécies, pertencentes a 36 diferen- tes gêneros, podem ser citadas as seguintes espécies tóxicas: Allium cepa, Tulipa gesneriana, Macadamia integrifólia, Aconitum spp., Papaver soniferum, Arabis glabra, Astragalus spp., Sophora microphylla, C.