O que adoece as pessoas hoje?

Perguntado por: hperes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Grande parte da população está adoecendo e o mal do século parece ter dois fantasmas principais: a depressão e o câncer. A depressão já atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“As mudanças nas relações interpessoais e na organização dos processos de trabalho fazem com que algumas pessoas fiquem mais vulneráveis ou sofram maior impacto na sua qualidade de vida e na sua saúde mental”.

Quando não estamos em equilíbrio nosso corpo se torna suscetível a um possível adoecimento. O desequilíbrio contínuo pode gerar sintomas físicos e psicológicos, influenciando o sistema imunológico.

As doenças cardiovascularessão as principais causadoras de morte no Brasil e, novamente, a incidência também é maior entre os homens: infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.

O excesso de trabalho e a ganância de estar sempre à frente, “performando” e “disruptando”, nos transformou em doentes da alma, que transforma nossa química e acabamos realmente ficando doentes do corpo, deturpando totalmente o modus operandi da nossa saúde e capacidade de pensamento.

Saiba Mais
As mulheres adoeceram mais que os homens na Secretaria de Saúde do Distrito Federal durante o ano de 2018. Elas responderam por 80,5% das licenças emitidas no ano passado, um total de 31.117 afastamentos.

Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

Ao pensar nos riscos de um infarto, das doenças do coração, na maioria das vezes as pessoas relacionam ao excesso de gordura, sedentarismo, fumo, hipertensão, diabetes, colesterol alto, enfim, as causa mais comuns e largamente divulgadas.

Uma pessoa pode ficar doente continuamente por alguns dias, semanas ou meses devido a falta de sono, estresse , ansiedade ou má alimentação. Em outros casos, pode haver um distúrbio médico subjacente.

Por isso não é difícil que ocorram sobrecargas mentais, sejam elas frutos de estresse no trabalho, no trânsito, medos, problemas familiares, afetivos, rápidas mudanças sociais, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável e outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde ...

Ficar doente frequentemente é um dos sintomas mais comuns e aparentes de imunidade baixa. Entretanto, existem outros sinais de que o sistema imunológico não está funcionando muito bem.

A prevenção das doenças da alma está relacionada com a empatia - se colocar no lugar do outro. Sendo assim, adote um estilo de vida saudável com prática de atividades físicas prazerosas, separando tempo para o lazer e outro para a socialização com as pessoas.

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.

Emoções que podem prejudicar a saúde do corpo. Portanto, doenças psicossomáticas são aquelas causadas ou agravadas por sofrimento psicológico. Não sabendo lidar com suas emoções negativas ou com problemas diários, a pessoa pode desenvolver transtorno de ansiedade, medo descontrolado e paranoias levando a doenças graves ...

Doenças transmissíveis

  • Coronavírus (Covid-19)
  • Rubéola e síndrome da rubéola congênita.
  • Poliomielite.
  • Meningite.
  • Tétano neonatal.
  • Difteria.
  • Coqueluche.
  • MDDA.

Dados divulgados nesta quarta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.