O que adoça o Trident?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Ingredientes: Goma base, óleo vegetal hidrogenado, óleo vegetal, edulcorantes: sorbitol, xilitol, maltitol (contém derivados de trigo), manitol, aspartame e acesulfame de potássio, umectantes: glicerina e triacetina, antiumectante talco, aromatizantes, emulsificantes: ésteres de mono e diglicerídeos de ácidos graxos ...

Trident é adoçado com xilitol, um adoçante natural encontrado nas fibras de determinados vegetais, frutas e cogumelos.

Isso ocorre graças a uma característica da borracha sintética que compõe o chiclete: ela é termoplástica, ou seja, pode ser moldada por meio do calor (alta temperatura).

“Os chicletes mais indicados são as gomas de mascar sem açúcar e com xilitol. Mascar chicletes sem açúcar aumenta a concentração de bicarbonato na saliva, o que é muito bom para restaurar o pH bucal”, diz a dentista.

Quando não é consumido nas versões tradicionais com açúcar, mascar chiclete emagrece somente se não consumido em excesso. Do contrário, o chiclete engorda, estimula consumo de doce e pode estragar os dentes.

Movimente a língua dentro da boca da pessoa, por cima ou por baixo da língua dela; faça movimentos suaves e lentos para aumentar o prazer. Para não bater os dentes, incline a cabeça para um lado e feche um pouco os lábios. Se vai praticar sozinho, cutuque suavemente a fruta ou a sua mão com a língua.

Mas, na verdade, apesar dele ter uma textura meio oleosa, não é nada comestível. Segundo o próprio fabricante, o chiclete é envolto em um papel parafinado com o único intuito de proteger a goma e impedir que elas grudem umas às outras. É claro que mastigar um único papel junto com a goma não vai te matar.

Goma base, óleo vegetal hidrogenado, óleo vegetal, edulcorantes: sorbitol, xilitol, maltitol (contém derivados de trigo), manitol, aspartame e acesulfame de potássio, umectantes: glicerina e triacetina, antiumectante talco, aromatizantes, emulsificantes: ésteres de mono e diglicerídeos de ácidos graxos com ácido ...

Benefícios do hábito de mascar chicletes na saúde bucal

  • Purificação do hálito.
  • Aumento na produção de saliva.
  • Redução na formação de cáries.
  • Redução na formação de manchas brancas.
  • Controle do bruxismo.
  • Pessoas com problemas gástricos.
  • Desgaste nos dentes.

O hábito é inofensivo para quem não tem complicações gástricas, porém, a saúde bucal pode ser prejudicada se o consumo for excessivo.

“O uso excessivo pode prejudicar a dentição ao reduzir o esmalte natural dos dentes e causar disfunções na articulação temporomandibular (ATM), que podem, a longo prazo, levar a dores de cabeça”, explica Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês.

Masque no máximo de cinco a seis peças por dia: quando consumido em excesso, os açúcares presentes no chiclete podem causar inchaço e diarreia de acordo com Angel Planells. “Não estamos sugerindo que alguém deva mascar chiclete todo o dia”, explica Gans.

No entanto, uma vez que o chiclete perdeu o seu sabor, ao mastigá-lo produzimos uma salivação extra – justamente o que nos faz perder o apetite.” Portanto, não vale mudar de chiclete toda hora.

As bactérias presentes na boca não conseguem fermentá-lo, o que impede a formação da cárie. Então, para quem adora andar com um pacotinho de chicletes para todo momento, fique tranquilo. Está liberado, desde que seja sem açúcar e com a higiene bucal sempre em dia.

Em 2017, o chiclete na cúpula de vidro foi leiloado por 500 mil euros.

Os sabores
Já no Brasil o chiclete está disponível em sabores como canela, menta verde, morango, cereja, melancia, tutti-frutti, hortelã (original) e combinações exóticas de frutas como amora com maracujá, canela com hortelã e limão ice.

Para aproveitar somente os benefícios do chiclete, é indicado que você opte pelas gomas sem açúcar. Além de não engordar e colaborar com o regime, ainda evita problemas com os dentes, como cáries.

É natural sentir como se todo o arredor da sua boca estivesse meio melequento após beijar de língua pela primeira vez. Você fica com aquela sensação de que tem muita baba ainda em você, mesmo o beijo já tendo terminado.