O que Adam Smith influenciou no iluminismo?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado.

Tendo como um de seus precursores o filósofo e economista escocês Adam Smith (1723-1790), o liberalismo econômico defende a não intervenção do Estado nas atividades econômicas, a autorregulação do mercado e a livre concorrência.

O filósofo John Locke, do século XVII, é muitas vezes creditado como fundador do liberalismo como uma tradição filosófica autônoma. Locke argumentou que cada homem tem um direito natural à vida, à liberdade e à propriedade, acrescentando que os governos não devem violar esses direitos com base no contrato social.

  • A Riqueza das Nações (1776)
  • Teoria dos Sentimentos Morais (1759)
  • A mão invisível (2008)
  • Essay on colonies
  • Lectures on Jurisprudence (1763)
  • The works of Adam Smith

Adam Smith (1723-1790) foi um economista, filósofo e autor escocês do século XVIII, considerado o pai da economia moderna. É o mais importante teórico do liberalismo econômico, rejeitando a interferência do Estado nas atividades do mercado assim como qualquer lei que freasse a produção dos homens.

Pensador foi o primeiro a discutir relações entre preços, salários e o equilíbrio dos mercados na modernidade. "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações", obra mais importante do filósofo, discutiu pela primeira vez conceitos da economia moderna.

Adam Smith

Adam Smith ganhou, ao longo dos últimos séculos, a fama de precursor de uma infinidade de ideologias, correntes políticas e áreas do conhecimento: para muitos é o pai da economia moderna, mas vez ou outra também é referido como pai do capitalismo ou do liberalismo.

O liberalismo, segundo seus principais teóricos, é uma doutrina que luta pela liberdade e pelos direitos individuais, pela igualdade perante a lei, pela proteção da propriedade privada e pelo livre comércio.

O liberalismo econômico é uma escola de pensamento e uma doutrina de economia voltadas para a defesa da ausência do Estado na esfera economicista das sociedades. Ele defende, assim, a autorregulamentação do mercado. São características do liberalismo a propriedade privada e a livre concorrência.

Ele defendia a propriedade privada, a não intervenção do Estado na economia e a liberdade contratual entre patrões e empregados. Assim, o papel do Estado deveria ser apenas de manter a segurança pública e a ordem e garantir o direito de propriedade privada e as liberdades individuais das pessoas.

O filósofo inglês John Locke é o criador do liberalismo político clássico.

Principais economistas do Iluminismo e suas ideias principais: - Anne Robert Jacques Turgot – economista francês era defensor do livre comércio e de medidas para racionalizar a economia. - François Quesnay – um dos principais representantes da fisiocracia.

Para Smith, a riqueza de uma nação não deriva da quantidade de recursos naturais ou metais preciosos que pode dispor, nem é gerada apenas a partir da terras, mas ela é gerada pelo trabalho dos homens.

Mercantilismo para Adam Smith
Adam Smith odiava o mercantilismo por causa disso. Ele detestava a ideia de um Estado interventor na economia. Defendia a relação contratual apenas entre patrão e empregado e também a propriedade privada. Além disso, ele falava que dinheiro não é riqueza.

"Adam Smith opinava que os mercados devem se conformar. Ao contrário da interpretação moderna de seu trabalho como laissez faire (deixar o mercado por conta própria), ele acreditava que a liberdade adequada não consiste na ausência de políticas governamentais, mas na ausência de extração de rendas."

A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes. O verdadeiro valor das coisas é o esforço e o problema de as adquirir.

Ele é considerado o pai da Economia moderna e o mais importante teórico do liberalismo econômico. Em plena Revolução Industrial – 1776 – ele publicou um livro que é considerado o marco da Teoria Econômica – “A Riqueza das Nações”, o qual serviu de base teórica para a expansão do capitalismo industrial.

Formação do pensamento liberal no Brasil
Os expoentes mais conhecidos nas primeiras divulgações das ideias liberais no Brasil foram Silvestre Pinheiro Ferreira e Hipólito da Costa.

A principal característica do liberalismo econômico é a defesa da não-intervenção do Estado na economia. A doutrina também é a favor da livre concorrência, da propriedade privada e do câmbio livre. O principal representante dessa corrente de pensamento, surgida no século XVIII, é Adam Smith (1723 -1790).

O liberalismo econômico é uma das principais correntes teóricas do capitalismo, e defende a liberdade individual e limitação do Estado. O liberalismo econômico foi uma das principais correntes teóricas do capitalismo. É, também, a teoria que mais se aproxima da nossa realidade.