O que acorda mais que café?

Perguntado por: hvasconcelos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Um pedaço da fruta é uma maneira deliciosa de acordar o corpo: maçãs têm açúcares naturais e outros carboidratos que ajudam a estabilizar a glicose no sangue. Outras frutas, como bananas e laranjas, têm a mesma função e podem ser consumidas com iogurtes sem gordura e granola, para matar a fome por mais tempo.

A justificativa é que o café traz picos de energia, que rapidamente diminuem e fazem com que mais e mais cafeína precise ser ingerida para nos manter acordados. Já a maçã conta com açúcar natural e carboidratos que ajudam a estabilizar a glicose no sangue. Essa estabilidade traz energia para o corpo.

O energético Red Bull não é só um dos mais consumidos, como também os que possuem mais opções no mercado como o Energy Drink, uma versão sem açúcar e bebidas com gosto de frutas, como melancia, pitaya, coco e açaí.

Guaraná em pó
Por conter cafeína, teobromina e teofilina, substâncias que agem no sistema nervoso estimulando a concentração e aumentando o estado de alerta, o guaraná em pó é um excelente alimento para ajudar a tirar o sono e melhorar a concentração.

É normal acordar sempre às 3 da manhã? Independentemente do padrão de sono ou da qualidade de vida, é muito comum que despertemos algumas vezes durante o sono. Do ponto de vista neurológico, é completamente normal esse “leve” acordar, que geralmente ocorre nas transições de fases do sono e pode se dar na mesma hora.

A maçã à noite é bom porque ajuda a dormir melhor, visto que a fruta possui propriedades que regulam hormônios que em excesso atrapalham o sono, como o cortisol. "O ideal é comer até uma hora antes de deitar, a fim de evitar desconfortos gástricos e azia", ressalta Giovana Canno.

Como ensinar o seu corpo a acordar cedo

  1. Estabeleça uma rotina para o sono. ...
  2. Deixe o ambiente preparado. ...
  3. Aposte num bom colchão e travesseiro. ...
  4. Não use a função “soneca” ...
  5. Alguns minutinhos de sol pela manhã ...
  6. Tome um bom café da manhã assim que sair da cama. ...
  7. Tenha dias bem planejados. ...
  8. Estilo de vida saudável.

É comum que as pessoas consumam energéticos para espantar o sono e manter o cérebro em “alerta”. Mas de acordo com uma nova pesquisa publicada no jornal Nutrition Reviews, o único ingrediente que causa esse efeito é a cafeína.

Beber água ao acordar acelera o metabolismo, tonifica a pele, melhora a digestão e homeostase, melhora funcionamento de órgãos como gástrico, renal e cardíaco.

Frituras não são boas no café da manhã por conta de sua alta concentração de gordura. Devem ser evitadas sempre, sobretudo quando o que se frita são carboidratos (como tubérculos e amidos). A combinação de carboidratos e gorduras têm altos índices glicêmicos e calóricos, além de ser pobre em fibras.

Frutas que ajudam no sono

  • Maracujá Além de ser rico em vitaminas do complexo B, o suco de maracujá tem efeito calmante, ajuda o sistema nervoso a relaxar, combate a ansiedade, irritabilidade e insônia. ...
  • Banana. ...
  • Amêndoas. ...
  • Cereja. ...
  • Nozes. ...
  • Uvas. ...
  • Goji Berry. ...
  • Tomate.

Maçã

Maçã. Esta fruta é perfeita para acordar o corpo. A frutose, um açúcar natural, os hidratos de carbono, a fibra e os nutrientes que a fruta contém dão a energia perfeita ao cérebro e ajudam-no a contrariar os efeitos do cansaço típico das primeiras horas da manhã.

Frutas como mamão, ameixa e abacate são ricas em fibras, excelentes para serem consumidas pela manhã. Limão, morango, abacaxi e kiwi são frutas cítricas que possuem poucas calorias e são ricas em água, portanto, elas diminuirão a fome e também vão regular o intestino, reduzindo o inchaço da barriga”, indica.

Quando tiver um tempo, dê uma voltinha de dez minutos. Pode ser que não consiga se exercitar no momento em que o sono aparecer, mas tente ter o hábito de fazer alguma atividade física de forma regular por pelo menos 30 minutos por dia.

O chá de gengibre não é uma boa opção para ser consumido à noite, pois ele acelera o metabolismo e pode provocar insônia.