O que acontecia com as viúvas no tempo de Jesus?

Perguntado por: uxavier . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.

Em poucas palavras podemos dizer: viúva nos tempos bíblicos, significa ser descriminada, por ser mulher, mais ainda por ser pobre com a perda do marido. Significa estar impedida de participar ativamente da sociedade.

Órfãos somos sem pai, nossas mães são como viúvas. Deixa os teus órfãos, eu os guardarei em vida; e as tuas viúvas confiem em mim. Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomarás em penhor a roupa da viúva. O Senhor guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.

A história da moeda da viúva é um alerta sobre aqueles que se aproveitam de outros. Acredite ou não, o mesmo alerta se aplica para cada um de nós.

Mulher a quem morreu o cônjuge e que não contraiu novas núpcias.

São Pedro

É preciso lembrar que São Pedro é o santo padroeiro dos pescadores, porque era pescador; mas também dos viúvos e viúvas, porque era viúvo; e dos porteiros, porque Jesus Cristo lhe confiou as chaves do Reino dos céus.

Pedro também é conhecido como o santo das viúvas e viúvos. Os evangelhos falam até na sua sogra, mas não sobre sua esposa e acredita-se que ele era viúvo. Em uma passagem bíblica conta que Jesus curou a sogra de Pedro.

No livro de Rute, quando Noemi ficou viúva ainda jovem, ela se lamentou: “Pois o Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me fez tanto mal” (Rute 1:21).

Seja paciente e cabeça aberta. O luto costuma ser espontâneo e muitas vezes incompreensível. Deixe que a pessoa sinta as emoções naturalmente, sem desencorajá-la. Lembre-se de que o seu relacionamento com a pessoa é tão importante quanto o relacionamento que ela teve com o falecido.

O Senhor cuida dos órfãos e protege as viúvas. Porém, Ele capacita a humanidade para ser sua mãos nesta tarefa de cuidado com quem sofre e passa necessidades. Entendo que é possível afirmar que Deus dá o suficiente, mas o ser humano não repassa aos seus semelhantes.

Também vivem em abrigos, em quartos alugados partilhados e sob lonas à beira da estrada quando não são admitidas em instituições de apoio. Chegam aqui viúvas oriundas de toda a Índia, particularmente do estado de Bengala Ocidental, onde a fidelidade a Krishna é forte.

Por outro lado, ao visitarmos os órfãos e as viúvas, estamos nos identificando com eles e tomando para nós suas aflições. Tornamo-nos, portanto, humildes e dependentes da “visita” de Deus, de sua graça e generosidade.

Em primeiro lugar, essa parábola nos ensina que devemos orar continuamente e com perseverança. A viúva não desistiu de suplicar sua causa a um homem ímpio e sem consideração por ninguém. Nós, porém, temos um Juiz santo e justo; então não podemos desanimar.

Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

A viúva de Sarepta foi uma senhora que acolheu o profeta Elias, apesar de ser muito pobre.

Viúvo é o homem cuja esposa morreu e não tornou a casar-se. Uma mulher cujo marido morreu designa-se por viúva (do termo latino vidua).

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel.