O que aconteceu nos anos 60 nos Estados Unidos?
- Em abril de 1960, os Estados Unidos lançam o primeiro satélite meteorológico. - Em 1964, a IBM lança o primeiro chip de computador. - Lançamento, em 1960, do primeiro computador eletrônico com disco rígido, o RAMAC 305, pela empresa IBM. - A descoberta da estrutura do DNA por James Watson e Francis Crick, em 1962.
Quais foram os movimentos na década de 1960?
Consideramos o histórico de lutas dos seguintes movimentos: Movimento de Cultura Popular, O Centro de Cultura Popular, O Movimento de Educação de Base, a Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler, a Experiência de 40 horas de Angicos, as Ligas Camponesas e os Movimentos Estudantis locais, bem como o contexto de ...
O que aconteceu em 1963 nos Estados Unidos?
Há 43 anos, no dia 22 de novembro de 1963. O presidente norte-americano John Kennedy foi assassinado em Dallas, no Texas. A notícia abala os norte-americanos. No Brasil, o presidente João Goulart decreta três dias de luto.
O que aconteceu em 1965 nos Estados Unidos?
Em 6 de agosto de 1965, o presidente Lyndon Johnson, dos Estados Unidos, assinou a Lei dos Direitos de Voto (Voting Rights Act) que proibiu a discriminação racial no processo eleitoral, decorrentes da segregação racial dos Estados Unidos.
Quais movimentos culturais e sociais os EUA viviam durante a década de 60?
Surgem movimentos de comportamento como os hippies, com seus protestos contrários à Guerra Fria e à Guerra do Vietnã e o racionalismo. Esse movimento foi também a chamado de contracultura.
O que causou a crise dos anos 60?
Finalmente, como causa da crise econômica brasileira dos anos 1960, temos a inflação.
Por que a década de 60 foi considerada a crise do moralismo?
A década de 60 nos Estados Unidos representou, no início, a realização de projetos culturais e ideológicos resultantes das posturas puritanas da década de 50. Esta última foi marcada por uma crise de moralismo rígido da sociedade, expressão remanescente do Americano que não conseguia mais empolgar a juventude.
O que marcou os anos 60 no mundo?
A década de 1960 caracterizou-se pelo fortalecimento dos movimentos de esquerda nos países do Ocidente, tanto no plano político, quanto no ideológico. Nessa altura há um desdobramento de projetos culturais e ideológicos alternativos lançados durante os anos 50.
O que os jovens faziam na década de 60?
Era uma juventude que sentia a necessidade de se rebelar, buscando principalmente liberdade de expressão e sexual. Essa também foi uma época hedonista. Depois da bomba atômica as pessoas colocaram em suas cabeças que não havia mais grandes sonhos, pois tudo poderia ser destruído em um minuto.
Como era viver na década de 60?
Os anos 60 trouxeram mais liberdade, tanto no vestir, como no viver. Os costumes estavam mudando, a tecnologia avançava com a tv, as bandas de rock e os filmes de Audrey Hepburn e Brigitte Bardot. Os anos 60 foram marcados pela irreverência em roupas e sapatos coloridos para casamento ou dia a dia.
O que surgiu na década de 1960?
O movimento Hippie surgiu nos anos 1960, quando os jovens conscientes mostraram que não estavam dispostos a viver da mesma forma tradicional e conservadora da maioria das famílias naquela época. Foi a década mais contestadora do século passado.
Qual teoria surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos diante das transformações políticas ocorridas na sociedade Norte-americana?
Nos Estados Unidos da América (EUA), a contestação social e política levada a cabo pelo movimento dos direitos civis contribuiu para o surgimento das teorias da mobilização de recursos (TMR) e do processo político (TPP), assim como, na Europa, os protestos emergentes no Maio de 68 conduziram à construção das análises ...
Qual o movimento teve início na década de 1960?
O movimento hippie surgiu no pós-Segunda Guerra Mundial, durante o contexto da Guerra Fria, na década de 1960, quando os Estados Unidos estavam envolvidos na Guerra do Vietnã.
O que aconteceu em 1961 nos Estados Unidos?
1 de março – presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy estabelece o Corpo de Paz. 8 de março – Os primeiros submarinos norte-americanos Polaris chegam a Holy Loch . Delegado dos Estados Unidos no Conselho de Segurança das Nações Unidas Adlai Stevenson vota contra as políticas portuguesas em África .
O que aconteceu nos Estados Unidos no ano de 1964?
O novo Presidente do país, Lyndon B. Johnson, capitalizou-se nesta situação, usando uma combinação da situação política no país e sua própria determinação política para continuar com a agenda de Kennedy; mais notavelmente, o Ato dos Direitos Civis de 1964. O Ato teve um impacto imediato.
O que aconteceu em 1959 nos Estados Unidos?
1959. 3 de janeiro: O Alasca é admitido à União, tornando-se o 49° Estado norte-americano. 7 de janeiro: Os Estados Unidos reconhecem o novo governo cubano de Fidel Castro. 3 de março: O primeiro satélite norte-americano em órbita em torno do Sol é lançado.
O que aconteceu nos Estados Unidos em 1962?
Ouça o texto abaixo em aúdio! A crise dos mísseis de Cuba se iniciou em outubro de 1962 e ficou marcada por ser um período de grande tensão diplomática entre Estados Unidos e União Soviética. O estresse se deu por conta da descoberta de uma base de mísseis soviéticos que estava em construção em Cuba.
O que aconteceu em 1967 nos EUA?
Nos Estados Unidos, a data é celebrada como o “Loving Day”. Neste ano, foi celebrada pela 50ª vez. Ela se refere a uma “decisão histórica”, considerada um “marco dos direitos civis” no país: em 12 de junho de 1967, a Suprema Corte revogou uma lei do estado de Virgínia que proibia o casamento inter-racial.
O que aconteceu em 1968 nos EUA?
Assassinato de Martin Luther King (EUA)
Em abril, o ativista negro Martin Luther King foi assassinado por um segregacionista branco na cidade de Memphis, nos Estados Unidos. Vencedor do prêmio Nobel da Paz, o pastor era a principal liderança da luta pelos direitos civis nos EUA.
O que causou o movimento hippie?
As origens do Movimento Hippie
Sua origem se deu inicialmente na cidade de São Francisco nos anos 60, principalmente para criticar a Guerra do Vietnã, a qual tinha os americanos como principais financiadores.