O que aconteceu no massacre do Carandiru?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

O massacre do Carandiru foi uma chacina realizada após uma ação policial no Carandiru, uma antiga penitenciária que existia em São Paulo, em 2 de outubro de 1992. Essa ação policial foi realizada como forma de conter uma rebelião de detentos em curso no Pavilhão 9 e resultou na morte de 111 detentos.

111

Em 2 de Outubro de 1992, ocorreu o episódio que ficou marcado como o Massacre do Carandiru. O estado de São Paulo afirmdeixando 111 detentos mortos, segundo o Estado de São Paulo.

Em uma área com mais de 55 mil metros quadrados foi construído o Parque da Juventude, no local onde antes existia o Complexo Penitenciário do Carandiru. O Parque da Juventude foi inaugurado no ano de 2003 e é administrado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Quais Foram os Maiores Genocídios da História?

  1. 1 - A Grande Fome de Mao (1958-1962) ...
  2. 2 – Holodomor (1932-1933) ...
  3. 3 - Holocausto (1939-1945) ...
  4. 4 - Genocídio Congolês (1885-1908) ...
  5. 5 - Genocídio Armênio (1915-1923) ...
  6. 6 - Quemer Vermelho (1975-1979) ...
  7. 7 - Genocídio em Ruanda (1994)

Na chacina que ocorreu há 30 anos, policiais militares invadiram o pavilhão 9 da Casa de Detenção, nome oficial do presídio na zona norte de São Paulo. Mataram 111 detentos e obrigaram sobreviventes a carregarem os corpos.

O complexo era formado por sete pavilhões. Na época, 7.257 presos viviam no local, 2.706 deles só no Pavilhão 9, onde estavam encarcerados os réus primários, aqueles que cumpriam sua primeira pena de prisão ou que ainda aguardavam julgamento.

Carandiru – Vegetação falsa companheira, parasita de árvores. Também era o nome do córrego que passava pela região.

Tente atualizar a página. Massacre do Carandiru: 30 anos da maior chacina numa prisão brasileira - Episódio causou a morte de 111 detentos, repercutiu mundialmente e acabou servindo como discurso para união e "profissionalização" de presos, base do estatuto do PCC, maior facção criminosa do país.

Na ocasião, após uma rebelião, a Polícia Militar, sob o comando do Coronel Ubiratan Guimarães, invadiu o complexo e deixou 111 detentos mortos. Após o massacre, o Carandiru passou pelo processo de desativação que culminou com a implosão de dois pavilhões do complexo no dia 8 de dezembro de 2002.

A mega-rebelião resultou em 16 presos mortos, além de familiares de presos feridos em circunstâncias um pouco confusas. A Casa de Detenção fechou suas portas em meados de Setembro de 2002, após 46 anos de funcionamento, e no dia 9 de Dezembro de 2002, os pavilhões 6, 8 e 9 foram implodidos.

O Espaço Memória Carandiru é resultado da parceria entre o Centro Paula Souza, o Museu da Casa Brasileira e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e foi financiado com recursos do Programa de Ação Cultural. As visitas são gratuitas e mediadas por alunos do curso técnico de Museologia.

O que aconteceu: Na proporção da população mundial da época em que viveu, o líder mongol Gengis Khan supera qualquer outro genocida: aproximadamente 10% das pessoas que existiam naquele momento perderam a vida em consequência das ações desse líder político e militar.

Mao Zedong – 60 milhões
30 milhões morreram de fome apenas no Grande Salto Para Frente, um esforço de industrialização catastrófico, onde a mão de obra das fazendas foi desviada para a produção de ferro.

Assim como a definição de massacre, o termo chacina também diz respeito ao ato de matar muitas pessoas ao mesmo tempo. Assim, as duas palavras podem, em algumas aplicações, ser usadas como sinônimos. O termo chacina, no entanto, ainda pode ser usado para designar o ato de abater o gado para alimentação.

Já chegou a abrigar mais de oito mil presos, sendo considerado à época o maior presídio da América Latina. Foi desativado e parcialmente demolido em 2002 no governo de Geraldo Alckmin, no local foi construído o Parque da Juventude.

Drauzio Varella

O médico Drauzio Varella relata dez anos de atendimento voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, o maior presídio do Brasil, e mostra como um código penal não-escrito organizava o comportamento da população carcerária. Em 1989, o médico Drauzio Varella iniciou na Detenção um trabalho voluntário de prevenção à Aids.

Foi no dia 10 de setembro de 2002.

HISTÓRIA O local abrigou o Carandiru, palco de um massacre que deixou 111 presos mortos, em 1992. Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Canindé, tel.

"A operação policial no Jacarezinho é a situação com mais pessoas baleadas e mais mortos da história do Fogo Cruzado", afirma Couto. "Quando a gente olha o total de chacinas, só fica atrás da chacina da Baixada Fluminense, em 2005." Na ocasião mencionada, 29 pessoas foram assassinadas por um grupo de extermínio.